MPAC realiza adesivaço em alusão à causa autista no Acre
terça-feira, 18 de outubro de 2022, 17h21

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio do Grupo de Trabalho na Defesa dos Direitos das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (GT-TEA), realizou nesta segunda-feira, 17, o Adesivaço da Inclusão. A ação aconteceu no estacionamento da sede do MPAC e faz parte da campanha “Lugar de Autista é em Todos os Lugares”.
Para o procurador-geral de Justiça Danilo Losivaro do Nascimento, a ação simbólica é uma demonstração do compromisso do MPAC com a causa das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O procurador-geral também agradeceu o empenho de membros e servidores na realização do ato.

“Adesivar veículos parece ser uma ação simples, porém reforça o compromisso que nós temos com a causa. Sabemos que os desafios são grandes, contudo é importante agir, assim como têm feito os integrantes do GT-TEA. Estamos desenvolvendo ações voltadas à conscientização e adoção de medidas judiciais que se fazem necessárias à defesa dos direitos fundamentais das pessoas com tema TEA”, destacou.
A procuradora de Justiça e coordenadora do GT-TEA, Gilcely Evangelista, falou que objetivo da Campanha “Lugar de autista é em todos os lugares – Discriminação é crime, inclusão é o caminho”, é intensificar o diálogo entre as instituições acreanas e a rede que atendem a temática relacionadas à saúde mental.

"Como forma de divulgação dessa campanha, hoje realizamos essa ação de adesivaço, a fim de chamar atenção das pessoas, não apenas para a campanha, mas sobretudo para um pensamento mais inclusivo e contra a discriminação, ainda muito frequente na nossa sociedade”, enfatizou.
Heloneida Gama, presidente Associação da Família Azul do Acre (AFAC), falou dos desafios que pessoas com TEA ainda enfrentam e agradeceu o apoio do Ministério Público do Acre nesta causa. “Eu quero agradecer imensamente ao MPAC por ter abraçado essa causa. Nós temos muitas dificuldades, essa é uma causa árdua que a sociedade ainda não entende”, frisou.
A atividade contou ainda com a presença da procuradora-geral adjunta para Assuntos Administrativos e Institucionais, Rita de Cássia Nogueira, do procurador-geral adjunto para Assuntos Jurídicos, Celso Jeronimo de Souza, do secretário-geral do MPAC, procurador Glaucio Oshiro, do promotor de Justiça da Promotoria Especializada em Defesa da Saúde, Ocimar Sales Júnior, e da assessora institucional da Procuradoria de Justiça, Marcela Cristina Ozório.
Fonte: MPAC