TJGO - Live debate prevenção ao suicídio e cuidados com a saúde mental no encerramento da Campanha Setembro Amarelo
sexta-feira, 01 de outubro de 2021, 14h42

O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) encerrou a programação da campanha Setembro Amarelo, na tarde desta quinta-feira (30), com a realização de uma live sobre o tema "Prevenção ao Suicídio e Cuidados com a Saúde Mental". A programação foi elaborada pela Presidência do TJGO, em parceria com a Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (Ejug), Corregedoria Geral da Justiça, Centro de Comunicação, Diretoria de Recursos Humanos e Centro de Saúde do TJGO, e tem a finalidade de conscientizar a sociedade, a magistratura e o funcionalismo do Poder Judiciário Estadual sobre o tema, com a disseminação de informações.
O juiz auxiliar da Presidência, Reinaldo Dutra, destacou, na abertura da live, a importância de divulgar informações e orientações de profissionais como a melhor maneira para lidar com o assunto de forma adequada e responsável. “Ao longo do mês de setembro, o Poder Judiciário goiano empreendeu várias ações com o objetivo de conscientização e prevenção do suicídio” informou o magistrado.

Conforme o palestrante convidado, o médico psiquiatra e psicoterapeuta, perito-forense da Junta Médica do TJGO, Heisler Lima Vilela, “a manutenção da saúde mental passa pela motivação da busca do conhecimento e da evolução pessoal”. Heisler Lima explica que o adoecimento psíquico e emocional está ligado ao mundo interior do paciente, como pensamentos, sentimentos, crenças e prioridades, e que a ausência de autoconhecimento e da compreensão acerca das adversidades podem evoluir para um quadro psíquico e emocional adoecido.

Para a servidora da Ejug, palestrante e professora em cursos de gestão e liderança, Daniela Botelho, a prevenção ao suicídio engloba o debate e a conscientização da manutenção da saúde mental. “Muitas vezes desconhecemos os nossos limites, e negligenciamos situações e sentimentos que poderiam ser evitados por meio do diálogo pessoal e do autoconhecimento”.

Setembro Amarelo
A campanha Setembro Amarelo é dedicada à prevenção do suicídio, e teve origem em setembro de 1994, nos Estados Unidos, quando o jovem Mike Emme, na ocasião com 17 anos, cometeu suicídio. O rapaz era dono de um automóvel Ford Mustang amarelo, motivo pelo qual a campanha recebeu esse nome.
Desde o ano de 2003, o dia 10 de setembro é reconhecido como o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. A data marca as ações de promoção e divulgação de eventos e debates sobre o tema, a fim de alertar a sociedade sobre a importância dessa discussão para prevenir e evitar o suicídio. (Texto: Carolina Dayrell / Fotos: Acaray M. Silva - Centro de Comunicação Social do TJGO)
Fonte: TJGO