Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

Com live sobre Ancestralidade Negra, SNPIR lança projeto Igualdade Étnico-Racial em Foco

por Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos H

quarta-feira, 14 de outubro de 2020, 15h19

Com live sobre Ancestralidade Negra, SNPIR lança projeto Igualdade Étnico-Racial em Foco

Foto: Divulgação/SNPIR - MMFDH

 

Uma live sobre Ancestralidade Negra marcou o lançamento de mais uma ação tocada pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) nesta sexta-feira (9). Promovido pela Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SNPIR), toda semana o projeto Igualdade Étnico-Racial em Foco tratará de um tema relacionado à população negra, povos e comunidades tradicionais.

 

Durante a transmissão da primeira live, o secretário nacional substituto da SNPIR, Esequiel Roque do Espírito Santo, destacou que a secretaria tem a missão de formular, coordenar e articular políticas e diretrizes para a promoção da igualdade racial.

 

“Nós temos experiência, convívio e relacionamento com os 28 segmentos tradicionais existentes no Brasil e que queremos trazer à luz. Desejamos trazer o foco para eles para que saiam da invisibilidade que existe hoje das comunidades tradicionais”, reforçou o secretário.

 

Para debater o tema desta semana, foi convidado o membro fundador e coordenador de pesquisas do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro (Neab) da Universidade de Campinas (Unicamp), professor Natanael dos Santos. Na ocasião, ele respondeu perguntas sobre identidade negra, ancestralidade e política de cotas.

 

“O maior impacto que uma criança negra tem na sua formação é sua aparência ou seu biotipo. É a coisa mais difícil de se enfrentar e lidar porque tratam o negro como um lunático ou desconhecido. Nós teríamos que começar a mudar o nome com que nos identificam: raça negra. Eu sou da raça humana. Se a gente trabalhasse isso de maneira igualitária, já seria um avanço”, defendeu.

 

O professor que também é fundador do Núcleo de Identidade, Gênero e Relações Interétnicas (Nigeria) na Universidade Feevale, em Novo Hamburgo (RS), hoje atua como coordenador do Núcleo de Estudo e Pesquisa de Educação, Direitos Humanos e Relações Étnico-Raciais, na Faculdade Zumbi dos Palmares em São Paulo (SP).

 

O projeto

 

O projeto Igualdade Étnico-Racial em Foco busca dar visibilidade aos segmentos de povos e comunidades tradicionais. Além de estimular o debate e a reflexão, a programação tem o objetivo de esclarecer dúvidas sobre o racismo e as etnias brasileiras.

 

Cada edição de lives contará com a presença de uma personalidade para falar sobre saúde, educação, cultura, empreendedorismo.

 

Diretores e coordenadores-gerais da Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SNPIR) farão a mediação do bate-papo.

 

“Queremos que a sociedade brasileira conheça os povos tradicionais e as ações que estamos desenvolvendo com eles. O nosso objetivo é a igualdade de oportunidades”, explicou o secretário nacional substituto da SNPIR.

 

Para dúvidas e mais informações:

gab.snpir@mdh.gov.br

Atendimento exclusivo à imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do MMFDH
(61) 99558-9277

 

Fonte: Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos


topo