Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

PARTICIPAÇÃO SOCIAL

MDHC acompanha Conferência Estadual dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ no Mato Grosso

por T.V.

quinta-feira, 12 de junho de 2025, 14h48

MDHC acompanha Conferência Estadual dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ no Mato Grosso

(Foto: Denise Soares/ARTJOVEM LGBT)

 

 

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), por meio da Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ (SLGBTQIA+), acompanha a 4ª Conferência Estadual dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, realizada em Cuiabá (MT). O evento acontece entre os dias 11 e 13 de junho e integra a etapa preparatória para a 4ª Conferência Nacional, que ocorrerá entre os dias 21 a 25 de outubro, em Brasília (DF).

 

Com o tema central “Construindo a Política Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+”, representantes de diferentes regiões do Mato Grosso marcam presença no evento que tem como principal objetivo consolidar e debater as propostas levantadas nas conferências municipais já realizadas no estado. As deliberações locais servirão de base para a formulação de políticas públicas em âmbito estadual e nacional, com atenção às especificidades territoriais e às realidades vividas por pessoas LGBTQIA+ em cada região.

 

A SLGBTQIA+ marcou presença nessa quarta-feira (11) representada pelo Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+. A secretária-executiva do órgão colegiado, Bel Sá, reforçou a relevância do evento no fortalecimento da cidadania dessa população no estado.

 

“A expectativa é de que esta Conferência dê mais um passo em prol da promoção dos direitos e da cidadania das pessoas LGBTQIA+ mato-grossenses, visto que muitas das propostas servirão, também, como base para a aplicação de políticas públicas efetivas no estado”, afirmou.

 

 

Conferências Estaduais

 

As Conferências Estaduais e Distrital dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ reafirmam o papel estratégico da participação social na consolidação de políticas voltadas à promoção da dignidade humana, à equidade e ao enfrentamento da violência e da discriminação. Ao dar visibilidade às demandas locais, o evento fortalece o diálogo entre a sociedade civil, o Poder Público e os movimentos sociais.

 

As propostas debatidas nesta etapa serão levadas à 4ª Conferência Nacional, prevista para o segundo semestre de 2025, e contribuirão diretamente para a construção de uma política nacional mais inclusiva, representativa e conectada com as realidades dos territórios brasileiros.

 

Até o momento, cinco estados realizaram suas etapas estaduais: Alagoas, Amapá, Rio Grande do Norte, Acre e, agora, Mato Grosso. A partir desta quinta-feira (12), também terá início a Conferência Distrital dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, em Brasília (DF).

 

 

Texto: T.V.

Edição: F.T.

Atendimento exclusivo à imprensa:

imprensa@mdh.gov.br

Assessoria de Comunicação Social do MDHC

(61) 2027-3538


topo