Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

TJMT promove Curso de Letramento Racial e Antirracismo com programação imersiva e foco na equidade

quinta-feira, 29 de maio de 2025, 13h53

 

O Poder Judiciário de Mato Grosso, por meio do Comitê de Promoção da Equidade Racial, realizará nos dias 02, 05, 06 e 13 de junho o Curso de Letramento Racial e Antirracismo, iniciativa que visa fortalecer práticas inclusivas, combater o racismo e promover ambientes mais respeitosos, diversos e justos dentro do sistema de Justiça.

 

A capacitação, com carga horária de 20 horas, é voltada a magistrados(as), servidores(as) e colaboradores(as). Nos três primeiros dias, a iniciativa será em formato on-line, das 8h às 12h, pela plataforma Microsoft Teams. O encerramento do curso acontecerá no dia 13 de junho, das 8h às 12h e das 14h às 18h, em formato híbrido, no auditório “Desembargador Gervásio Leite”, na sede do TJMT.

 

Durante o último dia do curso, inclusive, os(as) participantes terão a oportunidade de assistir a palestras conduzidas por especialistas de referência no enfrentamento ao racismo e na promoção da equidade racial. A abertura será realizada pelo presidente do Comitê de Promoção da Equidade Racial, desembargador Juvenal Pereira da Silva, seguido do juiz auxiliar da Presidência do TJMT, Emerson Luis Pereira Cajango, que fará a apresentação lançará duas importantes iniciativas: o “Portal do Comitê” e a “Campanha de Combate ao Racismo e à Discriminação Racial”.

 

O presidente do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial de Mato Grosso (CEPIR-MT), Manoel Silva, falará sobre a importância das políticas afirmativas e o papel estratégico do CEPIR no monitoramento das bancas de heteroidentificação. Em seguida, o juiz de Direito João Bosco Soares da Silva abordará as possibilidades de aplicação do Acordo de Não Persecução Penal (ANPP) nos crimes de racismo.

 

A programação contará ainda com a juíza do Trabalho Claudirene Andrade Ribeiro, do TRT 23ª Região, que apresentará os fundamentos do Protocolo de Julgamento com Perspectiva de Raça e sua aplicação no dia a dia do Judiciário. A juíza de Direito Renata do Carmo Evaristo, coordenadora do Comitê de Promoção da Equidade Racial do TJMT, e o pedagogo e letrólogo Wagner Mônantha, mestre em Ensino e doutorando em Educação, falarão sobre experiências bem-sucedidas e parcerias com a sociedade voltadas ao combate ao racismo e à promoção da justiça racial. Encerrando os debates, a historiadora e socióloga Silviane Ramos, doutora em Sociologia, ministrará a palestra “Movimento interno pela equidade - Onde você guarda seu racismo?”, seguida da mediação de uma roda de vivências com lideranças indígenas, ciganas, representantes da OAB-MT, da Assembleia Legislativa e de outros segmentos da sociedade civil.

 

Feira de Afroempreendedorismo – Para o último dia também está programada a feira de afroempreendedorismo, com abertura às 8h, na pérgola e arredores do auditório “Desembargador Gervásio Leite”, reunindo expositores com uma diversidade de produtos, moda, tecnologia e artesanato desenvolvidos a partir de saberes ancestrais e vivências da população negra. Será um espaço de troca, reconhecimento e incentivo ao fortalecimento de empreendedores que atuam na promoção da identidade, da cultura afro-brasileira e da inclusão econômica.

 

 

Talita Ormond

Coordenadoria de Comunicação do TJMT

imprensa@tjmt.jus.br


topo