Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

Lei aprovada declara Grupo Flor Ribeirinha patrimônio histórico e imaterial de Cuiabá

por G1 MT

terça-feira, 04 de fevereiro de 2025, 15h05

Patrimônio histórico e imaterial de Cuiabá, Grupo Flor Ribeirinha. — Foto: Edu Slum

 

O grupo folclórico Flor Ribeirinha foi reconhecido como patrimônio histórico e imaterial de Cuiabá. A lei foi sancionada pelo prefeito Abilio Brunini (PL) e publicada no Diário Oficial do Estado na edição suplementar de sexta-feira (31).

A partir da aprovação, o grupo passa a ter proteção integral do poder público e não pode ser destruído ou descaracterizado. O grupo Flor Ribeirinha, uma das principais manifestações culturais mato-grossenses, trabalha no resgate, manutenção, proteção e difusão da cultura popular da região, além de manter viva atradição do Siriri e Cururu.

 

 

🌺Grupo Flor Ribeirinha

 

 

O Flor Ribeirinha carrega a bagagem e a identidade do povo cuiabano. — Foto: Edu Slum

 

Criado há 30 anos na comunidade de São Gonçalo Beira Rio, às margens do Rio Cuiabá, o grupo acumula títulos mundiais, conquistados em países como Turquia (2017), Polônia (2021) e Bulgária (2022) e se tornou tetracampeão mundial de folclore, no 'Cheonan World Dance Festival’ da edição de 2024.

A presidente do grupo, Domingas Leonor da Silva, destacou a importância da equipe para a cultura que carrega a bagagem e a identidade do povo cuiabano.

 

“Para mim, é um grande orgulho mostrar as nossas tradições e as nossas raízes em continentes tão distantes”, disse.

 

O grupo contribui para a preservação de tradições cuiabanas, como as celebrações das festas de santos, produção de cerâmica em argila, comidas e bebidas típicas, confecção e uso da viola de cocho.


topo