TJRS: Saiba como destinar parte do IR para fundos dos idosos. Veja o passo-a-passo
terça-feira, 06 de outubro de 2020, 11h05
O imposto de renda que você paga pode ajudar os idosos da sua comunidade. Contribuintes que utilizam o modelo completo podem destinar até 6% dos valores devidos para projetos voltados ao atendimento de pessoas com mais de 60 anos que vivem em situação de vulnerabilidade social. A doação pode ser feita a qualquer momento do ano, mesmo fora do período de declaração do IR (nesse caso, o repasse será de 3%).
Essa é a tônica da campanha lançada hoje (1º/10), Dia Internacional da Pessoa Idosa, pelo Comitê Interinstitucional de Defesa e Proteção da Pessoa Idosa. "O comitê, nesta data comemorativa, lança uma campanha de esclarecimento a quem deseja fazer a destinação, no momento da declaração do IR, de recursos aos fundos estaduais e municipais do Idoso. Essa destinação é muito importante porque vai permitir a execução de projetos em prol dos idosos mais vulneráveis", destaca a coordenadora do grupo, Juíza-Corregedora Geneci Ribeiro de Campos.
Como fazer
Para doar, é simples, rápido e seguro. No Interior, os dados dos Fundos que contemplam ações de atendimento à pessoa idosa podem ser obtidos junto aos Conselhos Municipais da Pessoa Idosa, junto às Prefeituras Municipais.
Em Porto Alegre as contribuições podem ser feitas acessando o link:
https://doacoes.prefeitura.poa.br/fundoidoso/projetos
Para o Fundo Estadual do Idoso, a destinação deve ser realizada pelo link:
https://destinarparasalvarvidas.rs.gov.br/fundo-estadual-da-pessoa-idosa-funepi
Dados
A população idosa é a que mais cresce no Brasil. Pesquisa divulgada em maio de 2020, pela FGV Social, aponta que o Rio Grande do Sul (12,95%) é o segundo estado em número de pessoas na terceira idade, atrás apenas do Rio de Janeiro (13,06%). A capital, Porto Alegre, também é a segunda colocada, vindo em seguida da carioca.
No ano passado, estudo divulgado pela Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão do Rio Grande do Sul (Seplag), apontou que o número de idosos no Estado deverá mais do que duplicar em 40 anos. O cenário prevê que em 2060 as pessoas acima de 65 anos passarão dos atuais 12,7% para quase 30% da população.
Saiba como doar:
fonte: TJRS