TJMT. Podcast Prosa Legal: Psicóloga do TJMT aborda saúde mental da população idosa
segunda-feira, 15 de setembro de 2025, 11h59
Está no ar mais uma edição do podcast Prosa Legal, produção da Rádio TJ que traz como tema a saúde mental da população idosa com um bate-papo entre a radialista Elaine Coimbra e a psicóloga do Tribunal de Justiça de Mato Grosso Luciana Edeliz Egéo, que atua no Núcleo de Atendimento ‘Espaço Thays Machado’.
Dentre dos aspectos debatidos na conversa estão os principais fatores de risco de depressão e suicídio nessa faixa etária. Conforme a psicóloga, apesar de serem pouco abordadas, essas são realidades presentes na história de muitos idosos, porém, devido à dificuldade de abertura para compartilhar suas dores e à resistência a buscar ajuda, os sintomas acabam sendo menos identificados.
“Temos que lembrar das questões culturais. Antigamente, como era a educação dessas pessoas que hoje são idosas? Era uma educação muito diferente da que temos hoje e isso faz com que eles tenham mais resistência. Eles não tinham uma abertura para se falar sobre a tristeza. Os impactos aconteciam da mesma forma que acontecem conosco, só que hoje temos liberdade para falar”, compara Luciana Edeliz.
A profissional faz um alerta às famílias para que prestem atenção aos sinais apresentados pelos idosos, como dificuldade para dormir, isolamento, alteração no apetite, mudança de humor. “As famílias estão tendo dificuldade em prestar atenção nos seus idosos porque estão tão atarefadas no dia a dia, que acabam não percebendo isso”, diz.
Segundo Luciana, a depressão em idosos não surge repentinamente, mas é resultado de uma série de situações vividas ao longo da vida e que não receberam a devida atenção. “A depressão, o pensamento suicida, não vem de um dia pro outro, é decorrente de uma caminhada. Foram grandes impactos emocionais, vivências que aquela pessoa não conseguiu elaborar. Nisso, ela foi criando calos nas emoções, nos afetos”.
Em relação à dificuldade que muitos familiares sentem em se aproximar para conversar com os pais idosos sobre suas emoções, a psicóloga orienta buscar ajuda profissional.
A aceitação da velhice também foi tratada na Prosa Legal. A entrevistada destacou a importância de um olhar integrativo sobre a vida, cuidando do corpo e da mente com terapia, homeopatia, exercício físico, nutrição e espiritualidade. “Cuida do que você tem hoje na juventude, que é muito bela, que você terá uma longevidade na vida idosa”, sugere.
Ouça o podcast na íntegra clicando aqui.
FONTE: TJMT