TJDFT. Juíza do TJDFT concede entrevista à rádio CBN sobre aumento da violência contra os idosos
sexta-feira, 25 de julho de 2025, 13h52
Nesta quinta-feira, 24/7, a juíza coordenadora da Central Judicial da Pessoa Idosa do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), Monize Marques, concedeu entrevista ao Programa CBN Brasília, da rádio CBN, sobre o aumento de casos de violência contra os idosos. Ouça a entrevista completa aqui.
A matéria ressalta que dados do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) mostram que, apenas neste ano, o DF registrou mais de 2 mil denúncias de violências contra a pessoa idosa, o que significa uma média de 10 denúncias por dia, tendo em vista apenas os canais oficiais do ministério. Entre 2022 e 2024, houve um aumento de 68% no número dessas denúncias e o total de pedidos de ajuda saltou de 7.693 para quase 13 mil. Os números são motivo de alerta.
Na ocasião, a juíza Monize Marques ressaltou que “infelizmente a violência contra a pessoa idosa acontece principalmente no contexto doméstico e, por ser no contexto em que a participação do poder público só acontece se ele é convocado, existe um grande número de subnotificação!".
Segundo a magistrada, há um número grande de violência. "Esse número é camuflado pela normalização da violência, normalmente porque os grandes ofensores são filhos das vítimas e porque a própria vítima teme fazer algum tipo de denúncia, procurar uma repreensão do Estado e de alguma forma comprometer a relação familiar . Então realmente é algo preocupante e que exige de nós um olhar multidisciplinar", afirmou a magistrada.
Fonte: MPDFT