MPPR. Ministério Público do Paraná participa da diplomação dos novos conselheiros do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa
quinta-feira, 24 de julho de 2025, 13h37
O Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (Cedipi-PR) diplomou nesta quarta-feira, 23 de julho, seus novos conselheiros para o biênio 2025-2027. A cerimônia, realizada na sede do Ministério Público do Paraná, reforçou o compromisso da instituição com a participação social e com políticas públicas voltadas à população idosa no estado. A promotora de Justiça Cynthia Maria de Almeida Pierri, que atua na Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, representou o procurador-geral de Justiça na solenidade. Também marcaram presença na abertura do evento o procurador-geral de Justiça em exercício, Armando Antônio Sobreiro Neto, e a diretora-secretária da PGJ, Nayani Kelly Garcia.
Em sua fala, Cynthia Pierri destacou a importância de se avançar em políticas estruturantes que garantam autonomia, protagonismo e inclusão social às pessoas idosas: “Precisamos superar o assistencialismo. O envelhecimento populacional exige um olhar mais sensível e comprometido com a garantia de direitos, cuidado e valorização daqueles que tanto contribuíram para a sociedade em que vivemos. O papel do Conselho é estratégico para fortalecer as redes de proteção, promover o protagonismo da pessoa idosa e enfrentar com firmeza todas as formas de negligência, violência e discriminação”.
Compuseram também a mesa de abertura o vice-governador do Paraná, Darci Piana; a secretária de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte; o procurador de Justiça Olympio de Sá Sotto Maior Neto; o padre José Aparecido Pinto, da Ação Social do Paraná, representando o segmento das Instituições de Longa Permanência para Idosos; a gerente da Pessoa Idosa da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Humano de Curitiba, Eluane Sanchez, representando os conselhos municipais; a vice-reitora da Universidade Federal do Paraná, Camila Girardi Fachin; e a presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Paraná, Juliana Dela Justina Oliveira Prost.
Composição do Conselho – Foram diplomados representantes dos seguintes órgãos e entidades: Ação Social do Paraná; Instituto Paranaense de Cegos; Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba; Socorro aos Necessitados; Associação de Proteção ao Idoso; Grupo Vivendo a Idade Dourada; Casa de Apoio Madre Maria Gertrudes; Centro de Excelência à Atenção Geriátrica e Gerontológica; Companhia de Habitação do Paraná; Associação São Francisco de Assis de Pinhão; Associados dos Idosos Aposentados e Pensionistas do Sudoeste do Paraná; Lar dos Velhinhos São João Batista de Moreira Sales; Provopar Cascavel e das secretarias estaduais da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa; da Justiça e Cidadania; da Educação; da Saúde; da Segurança Pública; do Desenvolvimento Social e Família; do Esporte; da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; Trabalho, Qualificação e Renda; da Agricultura e do Abastecimento; da Cultura. Na ocasião, Larissa Marsolik foi anunciada como presidente do Cedipi-PR, tendo Jorge Nei Neves como vice-presidente. A Secretaria-Executiva ficará sob responsabilidade de Nancy Regina Shen.
Homenagens – Foram homenageados o procurador de Justiça Olympio de Sá Sotto Maior Neto, o professor José Maia e Urandi Ribeiro do Val (in memoriam), pelo relevante trabalho em defesa das políticas públicas para a pessoa idosa e pelo fortalecimento do controle social no Paraná.
FONTE: MPPR