Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

MPPR. Ministério Público do Paraná consegue decisão judicial liminar para interdição de lar para idosos em situação irregular na zona rural de Santana do Itararé

quarta-feira, 11 de junho de 2025, 12h35

A partir de ação civil pública ajuizada pela Promotoria de Justiça de Wenceslau Braz, no Norte Pioneiro do estado, o Ministério Público do Paraná obteve decisão judicial liminar de interdição de um lar para idosos na zona rural de Santana do Itararé, município que integra a comarca. O local chegou a abrigar mais de 20 internos.

 

Foram constatadas diversas irregularidades na instituição, que não tem documentos básicos para funcionamento, como alvará do Corpo de Bombeiros, licença sanitária e alvará municipal de funcionamento. Além disso, vistoria de técnicos da Vigilância Sanitária constataram que o local não apresenta condições de estrutura física e higiênico-sanitárias compatíveis com a atividade, não contando ainda com responsável técnico nem equipe técnica necessária para a realização das atividades.

 

A decisão judicial liminar determinou, entre outras medidas: a interdição provisória da instituição; a suspensão das atividades no local em até cinco dias, sob pena de multa diária de R$ 5 mil em caso de descumprimento; que os responsáveis promovam, também em até cinco dias, o retorno de todos os internos para a família ou, não sendo isso possível, para local adequado, com o apoio da rede socioassistencial do município de Santana do Itararé. Além disso, no prazo de 30 dias, o Município de Santana do Itararé, por meio de ação conjunta da Secretaria Municipal da Assistência Social e da Secretaria Municipal da Saúde, deverá elaborar plano individualizado de atendimento para cada idoso abrigado na instituição.

Processo 0001056-33.2025.8.16.0176

 

Fonte: MPPR


topo