Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

DIV. Universidade Aberta à Pessoa Idosa abre Junho Prata com entrega de equipamentos

terça-feira, 10 de junho de 2025, 13h30

Nesta segunda-feira, 9, foi realizada a abertura oficial do Junho Prata da Universidade Aberta à Pessoa Idosa (Unapi), com transmissão pelo canal da TV UFMS para todos os câmpus. A iniciativa, que faz parte da campanha Eu Respeito, foi criada pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, com intuito de ampliar a valorização, proteção e promoção dos direitos das pessoas idosas. Neste ano, o tema do evento é Fortalecendo Laços: saberes e práticas intergeracionais no enfrentamento à violência contra as pessoas idosas.

 

A reitora Camila Ítavo enfatizou que as trocas promovidas pela Unapi geram aprendizado e fortalecimento para cada um dos envolvidos. “A Universidade Aberta à Pessoa Idosa se encaixa em todos os câmpus que a UFMS se faz presente. Quando a gente pensa na força que temos, na união de todas as áreas de conhecimento. […] A gente tem que ser inovador e, principalmente, fazer esse acolhimento de uma maneira bem bacana, porque isso faz algo que é multiplicador”, destacou.

 

Em seu discurso, a reitora contou as perspectivas para o futuro da Unapi. “A gente está batalhando para termos um curso de graduação inovador, que vamos conectar todos os câmpus, mais a Agência de Educação Digital e a Distância e as atividades do dia a dia da Unapi, que vai ser um tecnólogo em Educação Social”, revelou. “A gente quer colocar, implementar a Educação de Jovens e Adultos para que os nossos estudantes em formação, da licenciatura, possam atuar na parte prática na formação daqueles que assim desejarem ter o ensino fundamental, o ensino médio. É uma outra ação que está no nosso coração”, complementou. Entre as novidades, Camila também citou as parcerias com o Sebrae-MS e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural para realização de atividades e a criação de processo seletivo específico para ingresso de pessoas idosas na graduação.

 

O vice-reitor Albert Schiaveto agradeceu a presença dos participantes da Unapi no evento e parabenizou o trabalho desenvolvido por mais 75 professores e 160 estudantes de graduação da UFMS. “A gente tem que trabalhar com a prevenção à violência contra o idoso, mas também a gente tem que fortalecer o outro lado, um lado positivo, as relações intergeracionais. É isso que vocês estão fazendo no Junho Prata, parabéns! […] É um prazer muito grande estar aqui, uma emoção muito grande”, disse.

 

Durante a cerimônia, o deputado estadual e coordenador da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Renato Câmara, realizou a entrega de equipamentos para o programa institucional. Os recursos da emenda parlamentar viabilizaram a compra de equipamentos para fortalecimento e ampliação das ações da Unapi em seis municípios de Mato Grosso do Sul, como mesa de pingue-pongue, microfones, computadores, projetores, adipômetros, aparelhos de aferição de pressão arterial e medição de glicemia capilar, balanças de bioimpedância, cafeteiras e micro-ondas para as copas, entre outros.

 

O Junho Prata em Mato Grosso do Sul está abrangendo muito mais que só a violência. […] Estamos criando uma coisa única no nosso Estado. Temos discutido sim a violência, mas tem discutido muito do envelhecer, como envelhecer, que as políticas públicas possam fazer de fato parte da sua vida”, ressaltou o deputado estadual. “Eu gosto de eventos assim, que lembram aquela música do Titãs, ‘o pulso ainda pulsa’, […] quando a gente vê que existe um avanço, que está sendo útil à sociedade, que as pessoas estão felizes, porque esse projeto é um xodó na vida de muita gente, é um xodó que tira cada um do seu quadrado, da sua casa, da sua solidão ou dos seus problemas”.

[...]

Fonte: UFMS

 


topo