Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

TJCE. Com carinho e coragem: TJCE abre Seminário Internacional com vozes que celebram a vida e enfrentam a violência contra pessoa idosa

sexta-feira, 06 de junho de 2025, 12h18

“Respeitemos os idosos / Os tratemos com carinho; / Na caminhada da vida / Nos abriram o caminho. / Não é justo, na jornada / Quem nos abriu a estrada / Ter que caminhar sozinho.”

 

Com esses versos do cordelista cearense Tião Simpatia, teve início, na manhã desta quinta-feira (05/06), o III Seminário Internacional de Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa, promovido pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), por meio da Comissão de Defesa e Proteção da Pessoa Idosa, em alusão ao Junho Violeta.

 

Mais do que um evento, o seminário é um encontro de vidas, histórias, saberes e afetos. É onde a experiência se transforma em voz ativa, e a escuta se converte em cuidado. Em cada canto do espaço, havia sorrisos que carregam décadas e corações que seguem batendo com vontade de viver.

 

Como o de Marina Soares, de 69 anos, que participou do evento pela primeira vez. “É a primeira vez que participo de algo assim, voltado pra gente. Muito bom! Faço natação, atividade física com os Bombeiros e no colégio da Polícia Militar. Tenho dois filhos maravilhosos. Levo a vida com muita alegria. Acho que cheguei até aqui muito feliz.”

 

Ao seu lado, Leda Maria, técnica de enfermagem de 71 anos, não escondia o entusiasmo: “Me sinto com 30! Ando de bicicleta, dirijo, faço atividade física. Amo viver. Tenho meu marido, que vai fazer 80 anos, e essa alegria é minha saúde. Achei maravilhoso esse momento aqui. É importante discutir sobre violência, porque muitos idosos passam por isso e precisamos entender para ajudar e evitar. O amor salva a gente.”

 

A manhã foi marcada por momentos simbólicos e de construção coletiva. Durante a abertura oficial, foi assinado um acordo de cooperação entre o TJCE e a Universidade de Fortaleza (Unifor) para a criação de um observatório voltado à temática da pessoa idosa, conforme a Resolução nº 520/2023 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

 

A desembargadora Lira Ramos de Oliveira, presidente da Comissão de Defesa e Proteção da Pessoa Idosa do TJCE, reforçou a importância do evento. “Na conjuntura atual, o seminário nos convida a refletir sobre a pessoa idosa numa perspectiva do desenvolvimento sustentável, da Agenda 2030, em especial a ODS 3, de saúde e bem-estar, que visa garantir uma vida saudável e promover o bem-estar para todas as pessoas, em todas as idades.”

 

O presidente do TJCE, desembargador Heráclito Vieira de Souza Neto, também destacou o protagonismo do Judiciário cearense em ações que vão além do julgamento de processos. “O Tribunal vem cada vez mais atuando em frentes que fortalecem os direitos humanos, como é o caso da proteção à pessoa idosa. É nosso compromisso enfrentar todas as formas de violência – física, patrimonial, psicológica – e garantir dignidade.”

 

O reitor da Unifor, professor Randall Pompeu, falou sobre a responsabilidade das instituições de ensino no combate às violências estruturais. “A violência contra a pessoa idosa não é um fenômeno isolado, mas estrutural, exigindo políticas públicas urgentes, ações de conscientização, redes de proteção e responsabilização efetiva dos agressores.”

[...]

Fonte: TJCE


topo