Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

MPBA. Capacitação promovida pelo MP visa qualificação dos serviços em abrigos de Salvador

quarta-feira, 22 de maio de 2024, 14h30

 

Debater os desafios para os dirigentes de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILIPs) e capacitá-los em relação às obrigações gerais de estrutura física, documentos necessários para regularização e os cuidados que devem ser tomados para manter a qualidade de vida e bem-estar dos idosos. Esses são alguns dos objetivos do segundo workshop promovido pelo Ministério Público estadual que acontece hoje, dia 21, e amanhã, dia 22, na sede do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), em Nazaré. “Esse curso nasceu da necessidade de aprendizagem e de orientação dos dirigentes das instituições. Um espaço para troca de informações porque esses dirigentes precisam saber a forma correta de acolher os idosos, como as casas devem ser mantidas, a estrutura e a forma correta de abrigamento”, destacou a promotora de Justiça Ana Rita Cerqueira Nascimento, coordenadora das Promotorias de Justiça do Idoso e Pessoas com Deficiência (PCD).

 

Ela destacou que, na última edição, o workshop contou com a participação de 49 dirigentes de ILIPs. “Nessa edição, a novidade é o módulo de capacitação em cuidados múltiplos, que explicará aos dirigentes todos os cuidados com os idosos com deficiência”, afirmou. Além da promotora de Justiça Ana Rita Cerqueira Nascimento, estiveram na mesa de abertura a procuradora de Justiça Márcia Guedes, sub-corregedora-geral; e os promotores de Justiça Rogério Queiroz, coordenador do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos (Caodh); e Márcio Fahel, coordenador do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf); a delegada da Polícia Civil, Patrícia Oliveira, diretora do Departamento de Proteção à Mulher, Cidadania e Pessoas Vulneráveis (DPM); e Lídia Souto, vice-presidente do Conselho Estadual da Pessoa Idosa. O evento foi aberto pela assistente social do MP Juliana Morais.

 

 

“A construção em rede para a solução de problemas na área de saúde é fundamental, pois permite enxergarmos as demandas dos usuários e permite identificar as dificuldades dos gestores na construção de políticas públicas”, destacou o promotor de Justiça Rogério Queiroz. A programação contou também com a apresentação de Fátima Freitas, gestora de captação de recursos das Obras Sociais Irmã Dulce, que falou sobre a importância do planejamento e da relação com a comunidade no entorno da instituição para a captação de recursos; e de Gustavo Westrup, CEO da empresa Gerifácil, que apresentou uma ferramenta para Instituições de Longa Permanência que inclui funcionalidades para melhor gestão dos dados da ILIP, tas como registro de hidratação dos idosos, plano individual de atendimento, gestão de estoque, separação e etiquetagem de medicamentos, além da gestão financeira das instituições.

 

Atuam como entidades capacitadores do workshop a Central de Assessoramento Técnico do MP (Ceat), os conselhos municipais da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência, Corpo de Bombeiros Militar, escolas de Enfermagem e Nutrição da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Obras Sociais Irmã Dulce, secretarias municipais de Saúde e de Promoção Social, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Vigilância Sanitária. “Esse evento é muito importante para capacitar os nossos colaboradores para podermos melhorar o dia a dia na nossa instituição e trazer melhorias para os idosos que estão na casa”, destacou Luziene dos Santos, enfermeira da Casa de Repouso Ternura Senior, localizada em Itapuã.

 

Além do módulo de capacitação sobre cuidados múltiplos, coordenado pelas promotoras de Justiça Andrea Borges e Maria Pilar Cerqueira; o workshop conta com os módulos de capacitação documental, coordenado pela promotora de Justiça Adriana Imbassahy Guimarães, que prestou informações aos dirigentes acerca dos regulamentos e Estatuto da Pessoa Idosa e o papel dos órgãos governamentais, especialmente o Ministério Público, na fiscalização e regulamentação das instituições; o módulo de acolhimento, coordenado pelo promotor de Justiça Marcelo Aguiar, que apresentou aos participantes os cuidados com a saúde e qualidade de vida dos idosos; e o estrutural, coordenado pelo promotor de Justiça Fernando Mário Lins Soares, que apresentou informações sobre planejamento e estrutura física adequada para o bem-estar das pessoas idosas e especificidades das inspeções nas instituições.

 

 

Fonte: MPBA


topo