MPGO. MPGO PROMOVE ENCONTRO REGIONAL DOS CONSELHOS DOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA EM PIRENÓPOLIS
terça-feira, 30 de abril de 2024, 14h14

O Ministério Público de Goiás (MPGO), por meio do coordenador da Área de Políticas Públicas e Direitos Humanos, Marcelo Machado de Carvalho Miranda, promoveu uma qualificação durante o Encontro Regional dos Conselhos Municipais dos Direitos da Pessoa Idosa, realizado na quinta-feira (25/4) em Pirenópolis. A qualificação alcançou cerca de 50 pessoas de 15 municípios da região.
Marcelo Miranda conduziu o curso, que faz parte das atividades propostas pelo Projeto +Perto: Fortalecendo Conselhos e Direitos da Pessoa Idosa. O encontro aconteceu no Centro Municipal de Artes e Música, em Pirenópolis.
O principal propósito do Projeto +Perto é fornecer qualificação às (aos) membras (os) dos conselhos municipais, visando aprimorar suas habilidades e conhecimentos para uma atuação, gestão e fiscalização mais eficazes.
Além disso, visa estabelecer uma rede integrada entre esses profissionais, promovendo colaboração e apoio mútuo, e organizar encontros regionais para incentivar o engajamento, a troca de experiências e o compartilhamento de boas práticas.
Durante a palestra do promotor de Justiça, os conselheiros foram informados do curso Fortalecimento dos Conselhos dos Direitos da Pessoa Idosa, disponível na plataforma de ensino a distância (EaD) do MPGO (inscrições neste link), bem como puderam sanar dúvidas em relação aos conselhos.
A formação consiste em apresentações sobre o acompanhamento, promoção e fortalecimento das políticas públicas para a população idosa, principalmente em um contexto de acelerado envelhecimento populacional vivenciado pela sociedade brasileira.
São abordados aspectos teóricos e práticos referentes ao tema como: legislação relacionada à pessoa idosa e atribuições do Conselho Municipal da Pessoa Idosa; diagnóstico municipal da pessoa idosa; encaminhamento de denúncias; fiscalização das entidades que acolhem pessoas idosas; Fundo dos Direitos da Pessoa Idosa; e banco de modelos e boas práticas. O curso on-line ficará ativo na plataforma da Escola Superior do MP (Esump) até 26 de agosto deste ano. (Texto e fotos: Área de Políticas Públicas e Direitos Humanos – Edição: Assessoria de Comunicação Social do MPGO)
Fonte: MPGO