MPGO. REUNIÃO ENTRE MP E DELEGACIA DO CONSELHO DE CONTABILIDADE DE CERES DEFINE PLANO DE AÇÃO PARA INCENTIVAR DESTINAÇÕES NA DECLARAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA
quarta-feira, 03 de abril de 2024, 16h00

Dentro das ações da campanha Doe que o Leão Paga a Conta, desenvolvida pelo Ministério Público de Goiás (MPGO), as Promotorias de Justiça de Ceres realizaram, no último dia 26 de março, uma reunião com a delegacia do Conselho de Regional de Contabilidade (CRC) no município. Participaram do encontro a promotora de Justiça Bárbara Olávia Scarpelli (titular da 2ª PJ) e o promotor Pedro Schmitt (titular da 1ª PJ), além de Wellington Santos, delegado representante do CRC em Ceres.
O objetivo da reunião foi traçar um plano de ação a fim de incentivar os contribuintes a destinarem parte do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) a projetos sociais voltados para crianças, adolescentes e idosos. A opção está disponível no próprio programa da declaração anual do IRPF, que permite a destinação de até 6% do imposto devido ou o abatimento de até 6% da restituição (sem prejuízo do contribuinte), limitada a 3% para cada tipo de fundo.
O plano de ação a ser desenvolvido em Ceres contempla a divulgação da possibilidade a todos os contadores da região, através de circular endossada pelo MP, CRC e Conselhos Municipais dos Direitos do Idoso e da Criança e Adolescente. O trabalho será feito por meio de uma cartilha explicativa e orientativa. Além disso, serão concedidas entrevistas através de rádios (15 de abril e 15 de maio) e jornal locais, falando sobre a importância da destinação. A ideia é também mostrar o cenário do ano de 2023, no sentido de motivar as contribuições neste ano de 2024.
No encontro, também ficou acertado que serão disponibilizados dois contadores como base de consulta para outros profissionais que tiverem dúvidas em relação à técnica de destinação de valores por meio das declarações do IRPF 2024. (Texto: Mariani Ribeiro/Assessoria de Comunicação Social do MPGO)
Fonte: MPGO