TJDFT - Juíza do TJDFT fala ao Profissão Repórter sobre violência contra idosos
quinta-feira, 19 de outubro de 2023, 17h12
A Juíza do TJDFT Monize Marques, Coordenadora da Central Judicial do Idoso (CJI), é uma das entrevistadas do programa Profissão Repórter, veiculado pela Rede Globo nessa terça-feira, 17/10.
O programa aborda maus-tratos contra idosos e o trabalho de quem cuida dessas pessoas. Clique aqui para rever.
A magistrada, que também é mestre em gerontologia, fala, a partir dos 7 minutos do vídeo, sobre circunstâncias relacionadas ao aumento dos casos de violência acolhidos pela Central. Em 2019, foram 5.716 atendimentos, número que subiu para 28.912, em 2022.
A Juíza explica que “a pandemia gerou um espaço muito propício para essas violações” e menciona o confinamento das famílias, a interrupção de tratamentos e a precariedade financeira como alguns dos fatores relacionados ao problema.
A reportagem também acompanhou uma visita realizada pela Central a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), após denúncia envolvendo uma idosa de 83 anos em situação de abandono.
O programa ainda mostra situações vividas por idosos em várias cidades do Brasil e como diversos tipos de profissionais têm trabalhado para amenizá-las.
Central Judicial do Idoso
A Central atua na defesa dos direitos das pessoas com 60 anos ou mais do Distrito Federal. A pessoa idosa, bem como familiares, vizinhos, cuidadores, instituições ou a própria comunidade podem entrar em contato com a Central pelo telefone (61) 3103-7609. A CJI atende também de forma presencial, das 12h às 19h, nos dias úteis, no térreo do Bloco B do Fórum de Brasília, sala 104. Clique aqui e saiba mais sobre a CJI.
Fonte TJDFT