MPPA - Promotorias de Justiça da defesa dos direitos da Pessoa Idosa e de Execução Penal apresentam Plano de Atuação sobre o Envelhecimento no Cárcere
sexta-feira, 06 de maio de 2022, 15h39
As Promotoras de Justiça de Marabá, Lílian Viana Freire, titular da PJ de Direitos Humanos e Daniella Maria dos Santos Dias, titular da PJ de Execução Penal, realizaram nesta quinta-feira, 5, a apresentação do plano de atuação para o biênio 2022/2023 para a sociedade. Participaram da reunião a professora Ana Campos da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), representantes do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, da Liga de Geriatria e Gerontologia de Marabá e do Conselho da Comunidade.
Na ocasião, a promotora Lílian Freire apresentou o Plano de Atuação da Promotoria de Justiça de Marabá, desenvolvido em parceria com a Promotoria de Justiça de Execução Penal, no qual há previsão de atividades relacionadas a idosos privados de liberdade no sistema prisional.
O desenvolvimento de atividades do plano conta com a colaboração da professora Ana Campos do curso de Saúde Coletiva da Unifesspa, mais especificamente na elaboração de diagnóstico da população carcerária idosa de Marabá.
Na sessão, foi ressaltado que o idoso é visto sob a ótica de vários preconceitos que são replicados e acentuados no sistema prisional, sendo necessário trabalhar a mudança desse paradigma.
Fonte MPPA