Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

CAOCRIM - MPSP: Levantamento demonstra redução de mortes de mulheres em abril

terça-feira, 30 de junho de 2020, 15h10

A pandemia da COVID 19 provocou o agravamento da violência contra a mulher no Brasil e no mundo. Em São Paulo, apesar de a violência ter aumentado no início da pandemia, em abril houve a redução do número de mortes.


Conforme levantamento do CAOCRIM e Núcleo de Gênero pela Nota Técnica Raio X da violência doméstica durante isolamento: um retrato de São Paulo no primeiro mês de pandemia ocorreu aumento de 29,2% das medidas protetivas de urgência e de 51,4% das prisões em flagrante, em comparação com o mês anterior (http://www.mpsp.mp.br/portal/pls/portal/!PORTAL.wwpob_page.show?_docname=2659985.PDF).


Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública também apontam para o aumento de 44,9% das chamadas para 190 (dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Nota Técnica Violência Doméstica durante a pandemia de COVID 19 – Ed. 2) e em abril foi instituído o boletim de ocorrência eletrônico pela SSP SP para sanar a queda dos registros presenciais de BOs.

 

Estratégias de divulgação de canais de atendimento adotadas pelo Ministério Público e outras entidades, registro do boletim de ocorrência eletrônico e a maior percepção da população quanto à violência surtiram efeitos.


Conforme levantamento realizado com base nos dados da SPP-SP, ocorreram em abril de 2019 e abril de 2020 os seguintes crimes contra a vida de mulheres:

 

Fonte: http://www.ssp.sp.gov.br/estatistica/violenciamulher.aspx

 

Pelos dados, comparados os meses de abril de 2019 e abril de 2020, houve a redução de 14% do número de mortes de mulheres em relação ao ano anterior, a redução de 33% das tentativas de homicídios e feminicídios de mulheres e uma redução geral de 24%, considerando-se os crimes tentados e consumados.


Apesar do aumento da violência contra as mulheres, em razão da maior vigilância social, divulgação de canais de ajuda e registro eletrônico, os índices de mortes consumadas ou tentadas decaíram.

 

 

Fonte: MPSP (Boletim Semanal 04 / junho) 


topo