Alto Araguaia/MT
Cinquenta alunos do projeto Bombeiros do Futuro começam as aulas neste sábado (24)
sexta-feira, 23 de agosto de 2019, 09h26
por ANDERSON PINHO
quinta-feira, 22 de agosto de 2019, 15h18
Começam neste sábado (24) em Alto Araguaia (município distante a 420 km de Cuiabá) as aulas do “Bombeiros do Futuro”, projeto voltado para meninos e meninas, crianças e adolescentes, na faixa etária dos 10 aos 15 anos de idade. Cinquenta alunos participam desta primeira edição do projeto no município, que é uma união de esforços entre Ministério Público do Estado de Mato Grosso, por meio da Promotoria de Justiça da Comarca de Alto Araguaia, Prefeitura Municipal, Poder Judiciário, Justiça do Trabalho e o Núcleo do Corpo de Bombeiros Militar na região.
Os alunos serão recepcionados às 8 horas pela equipe do Corpo de Bombeiros que participará do projeto com as aulas teóricas e treinamentos. Segundo o subtenente BMMT Manoel Eduardo Gonçalves, comandante do Núcleo, o primeiro contato servirá para apresentação dos alunos, noções de ordem unida, disciplina, respeito e hierarquia. “O projeto visa atender aqueles meninos e meninas que estão em situação mais vulnerável, que vêm de famílias desestruturadas, com baixa remuneração. Queremos que o projeto sirva de estímulo, colocando essas crianças e adolescentes mais preparados para enfrentar o mundo aí fora com mais seriedade e mais motivação”, disse.
A poucas horas do início das atividades do projeto, a criançada está empolgada com a possibilidade de integração com outros jovens e com o aprendizado com outras vivências. O estudante Vitor Gabriel, de 12 anos, está cheio de planos em relação à sua participação no projeto. “Quero ver muitas coisas, aprender muitas coisas, fazer bastante atividade física, correr para ter um bom preparo físico e ainda ter aulas de natação”, afirma o garoto. “Estou bem ansioso para começar e praticar as atividades para mais pra frente também ser alguém do Corpo de Bombeiros”, completa o estudante Davi Caetano, de 10 anos.
Um dos critérios para que o aluno seja atendido pelo projeto é ter boas notas e boa frequência no ensino regular. O projeto Bombeiros do Futuro terá aulas todos os sábados, no horário das 8h ao meio-dia, no Núcleo Municipal do Corpo de Bombeiros e também no Centro de Convivência do Município. “O conteúdo programático do projeto inclui aulas teóricas e práticas com instruções sobre primeiros-socorros, prevenção ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, além da prevenção ao consumo de álcool e drogas. É uma iniciativa que tem uma equipe multidisciplinar para atuar com informações na preparação desses alunos visando o seu bem-estar e o pleno desenvolvimento”, afirma o promotor de Justiça Rodrigo Vieira Domingues.
A juiza de Direito Marina Carlos França lembra que um dos objetivos do projeto é promover a complementação da formação escolar e familiar desses jovens. "É um projeto que incentiva a educação moral e cívica, pois passa valores para as crianças que às vezes estão um pouco adormecidos na sociedade atual. As atividades do projeto vêm somar na educação desses alunos, que por sua vez serão multiplicadores das informações para irmãos, primos e vizinhos. Então esse tipo de trabalho vem somar, engrandecer e fortalecer nossa sociedade", avaliou.
O prefeito de Alto Araguaia, Gustavo Melo, relatou estar confiante do sucesso do projeto que nasceu de um convite feito pelo integrante do Ministério Público no município. “Quero agradecer ao empenho do doutor Rodrigo, que numa reunião conosco decidimos implantar o projeto do Bombeiro Mirim. É um projeto de sucesso que já funciona em outros municípios de Mato Grosso e que aqui não vai ser diferente”, reforçou.
FONTE: www.mpmt.mp.br