TJRN: CEIJ iniciará atividades da 3ª Jornada Estadual de Direitos da Infância e Juventude em 30 de abril
sexta-feira, 16 de abril de 2021, 11h08
A Coordenadoria Estadual de Infância e Juventude (CEIJ) inicia no próximo dia 30 de abril a primeira atividade relacionada à 3ª Jornada Estadual de Direitos da Infância e Juventude. As Jornadas são realizadas em parceria com os Foros Regionais do estado e consistem em atividades permanentes da CEIJ que têm por objetivo aprofundar discussões teóricas e práticas envolvendo questões sobre a garantia dos direitos de crianças e jovens a partir de três eixos: prevenção, proteção e a socioeducação.
Dessa maneira, neste módulo que ocorrerá no final do mês, será trabalhado o tema do sistema de proteção, sendo enfatizadas ações e projetos da CEIJ relacionadas à adoção, acolhimento institucional e entrega voluntária de crianças para adoção.
O magistrado José Dantas de Paiva, coordenada da CEIJ, afirma que o objetivo é "fortalecer o sistema da Justiça estadual da infância e da juventude" e acrescentou que "será uma oportunidade de mostrar as ações da CEIJ e integrar todos os segmentos do Judiciário nesses projetos". As inscrições são voltadas para o público interno do Judiciário e podem ser feitas AQUI.
Programação
Conforme a programação do evento, a abertura oficial terá início às 9h com a participação do presidente do TJRN, Vivaldo Pinheiro, do corregedor geral de Justiça, desembargador Dilermando Mota e do juiz José Dantas. Em seguida, com intuito de fomentar a troca de saberes e fazeres, o encontro será dividido em dois momentos, sendo o primeiro de caráter mais expositivo e o segundo voltado à discussões e manuseio do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA).
Assim, a parte expositiva contará com palestras das psicólogas pertencentes à equipe técnica da CEIJ Aline Falcão e Micheline Marinheiro, bem como da coordenadora do núcleo técnico da CEIJ, Quitéria Lustosa. E na parte das discussões práticas relacionada ao SNA, haverá a divisão dos participantes em dois grupos: o primeiro composto de magistrados, tendo a mediação do juiz José Dantas e da assistente social da Vara de Infância de Mossoró, Claudianne Bezerra; e o segundo grupo formado por membros de equipe técnica e chefes de secretaria, sendo mediado pelo secretário executivo da CEIJ, Victor Gomes e pela psicóloga Andreia Maux, da 2ª Vara da Infância de Natal.
fonte: TJRN