MPAC - Porto Acre: CAV promove oficina para a rede de proteção de crianças e adolescentes
quarta-feira, 04 de dezembro de 2019, 13h01
![]()
O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por intermédio do Centro de Atendimento à Vítima (CAV), realizou, na última quarta-feira (27), no município de Porto Acre, uma oficina sobre o fluxo de atendimento para a rede de proteção de crianças e adolescentes.
Proposta pelo promotor de Justiça de Porto Acre, Carlos Pescador, a capacitação teve como objetivo fortalecer a atuação conjunta dos órgãos que trabalham com a garantia de direitos de crianças e adolescentes naquele município. Outras oficinas com a mesma temática foram realizadas anteriormente no Bujari, em Assis Brasil e em Sena Madureira.
Profissionais das áreas de assistência social, educação, saúde, do Conselho Tutelar e do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município participaram da oficina, que teve como facilitadoras a assessora jurídica Otília Amorim e a psicóloga Marian Brilhante, ambas do CAV.
![]()
“Promovemos essa capacitação por conta do alto índice de crimes sexuais. Reunimos os participantes da rede de proteção para que eles pudessem afinar suas atividades e entender o papel de cada um deles na rede”, destacou o promotor de Justiça Carlos Pescador.
A atividade abordou teoria e prática, com discussão sobre violência sexual, exposição da experiência de atuação do CAV e abordagem de estudos de caso, para que os participantes identificassem problemas e apontassem soluções.
A psicóloga Marian Brilhante explicou que o CAV vem replicando o trabalho de realização das oficinas junto às equipes que tem contato com as vítimas. “Levamos essa explanação para que eles possam compreender melhor o que é a violência sexual, levamos conceituações, e reafirmamos a importância da rede estar conectada na proteção dessas crianças e adolescentes tanto na prevenção quanto depois, para que o agressor possa ser punido e a vítima protegida”, disse.
FONTE: https://www.mpac.mp.br/