MPRO: MP e órgãos de Ji-Paraná unem esforços para impulsionar oportunidades profissionalizantes a jovens em situação de vulnerabilidade
quarta-feira, 12 de novembro de 2025, 17h52
O Ministério Público de Rondônia (MPRO) realizou reunião com representantes do Estado, Município de Ji-Paraná e instituições de educação e formação profissional em que ficou pactuada cooperação interinstitucional para a implementação do projeto Oficinas do Futuro. A iniciativa tem como objetivo promover a criação e impulsionamento de ações destinadas à qualificação e inclusão produtiva de jovens em situação de vulnerabilidade social.
Conduzido pela promotora de Justiça Conceição Forte Baena, o encontro, realizado em outubro, teve a presença de integrantes de órgãos públicos nas áreas de educação, assistência social, conselhos de direitos e instituições de formação profissional, tendo resultado na criação de um comitê interinstitucional para acompanhamento de projetos sociais de natureza profissionalizante.
Na reunião, os representantes se comprometeram, dentro de suas competências e atribuições, a instituir ou fornecer suporte a capacitações destinadas à qualificação de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social. A este grupo será incluído o público em cumprimento ou que já cumpriu medidas socioeducativas.
Como medidas pactuadas, ficaram estabelecidas ações de divulgação do projeto para adesão de mais parceiros e mobilização social, cessão de salas de associações e igrejas para a realização de cursos profissionalizantes, entre outras providências.
Estiveram presentes ao encontro a vice-prefeita da cidade, Marlei Muniz; a secretária municipal de Assistência Social e Família, Sirlene Muniz Ferreira; a coordenadora de Educação do Senai, Viviane Giupato do Nascimento, o presidente do Instituto Evolução e Acijip, Liomar dos Santos Carvalho, entre outros representantes de órgãos e instituições.
FONTE: MPRO