Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

MPBA: Campanha do MPBA reforça proteção digital a crianças e adolescente no jogo Bahia e Bragantino na Arena Fonte Nova

segunda-feira, 03 de novembro de 2025, 12h42

Antes do início da partida entre Bahia e Bragantino, iniciada às 16h deste domingo, 2, na Arena Fonte Nova, o Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) promoveu a campanha “O cuidado não pode ficar só no off”, com o objetivo de conscientizar sobre a proteção de crianças e adolescentes no ambiente digital. A ação incluiu a divulgação da plataforma “Fala, Filho”, que orienta pais, responsáveis e cuidadores sobre como abordar o tema. Vídeos e faixas da campanha foram exibidos na abertura do jogo, nos telões e no gramado.

 

 

A iniciativa, liderada pelo Centro de Apoio Operacional da Criança e Adolescente do MPBA (Caoca), propõe uma reflexão sobre a importância da supervisão parental e do acompanhamento das atividades online de crianças e adolescentes. O lema da campanha destaca a necessidade de estender ao ambiente virtual o cuidado que já é praticado no mundo físico, assegurando a proteção e o respeito aos direitos humanos também nas interações digitais. A campanha conta com o apoio da Federação Bahiana de Futebol (FBF), da Arena Fonte Nova e do Esporte Clube Vitória, e terá continuidade nos próximos jogos realizados na Arena Fonte Nova e no Barradão.

 

 

De acordo com a pesquisa TIC Kids Online Brasil 2024, 93% das crianças e adolescentes entre 9 e 17 anos utilizam a internet, e quase 3 em cada 10 relataram ter vivenciado situações ofensivas online. O estudo também aponta o contato frequente com desconhecidos e episódios de discriminação nas redes, reforçando a urgência de políticas públicas e ações educativas voltadas à proteção digital. Além disso, conforme dados da SaferNet Brasil, divulgados em agosto, das 76.997 denúncias anônimas de violações de direitos humanos e outros crimes no ambiente digital registradas em 2025, 60% estão relacionadas a abuso e exploração sexual infantil — totalizando 49.336 registros apenas entre janeiro e julho.

 

Fotos: Sérgio Figueiredo

 

Atenção, jornalista! Cadastre-se nas nossas listas de transmissão por meio da nossa Sala de Imprensa e receba nossos releases.

 

FONTE: MPBA


topo