MPAO: MP Vai à Escola: projeto do Ministério Público forma Facilitadores em Práticas Restaurativas na Educação
quarta-feira, 15 de outubro de 2025, 18h00
O Ministério Público do Amapá (MP-AP), por meio das Promotorias da Infância e Juventude de Macapá, iniciou o curso de Formação de Facilitadores de Práticas Restaurativas na Educação. A capacitação, voltada para gestores, técnicos e educadores escolares, ocorre até o dia 17 de outubro, no auditório do Complexo Cidadão Centro, em Macapá.
A ação integra o projeto “MP Vai à Escola”, que tem como objetivo promover o diálogo com as unidades de ensino sobre o enfrentamento da violência e conflitos que ocorrem no ambiente escolar. A formação conta com o apoio do Núcleo de Mediação, Conciliação e Práticas Restaurativas do MP-AP.
A iniciativa é da promotora de justiça e titular da Promotoria da Infância e Juventude de Macapá, Samile Alcolumbre, que falou da importância dessa ação para a construção de uma cultura de paz nas escolas. “Precisamos construir espaços de cuidado, diálogo e restauração das relações nas escolas. Muitos conflitos entre adolescentes e crianças precisam ser dialogados, para que eles possam refletir sobre seus atos e mudar comportamentos, fortalecendo vínculos positivos dentro do estabelecimento de ensino”, ressaltou Samile.
A promotora de justiça Silvia Canela, titular da 2ª Promotoria de Justiça Cível e de Fazenda Pública de Santana e coordenadora do NMCPR, explicou sobre a parceria com as Promotorias da Infância para implantar a metodologia restaurativa nas escolas. “Nosso objetivo é contribuir com a experiência que adquirimos em Santana. Essa metodologia propõe um novo paradigma, da escuta, do diálogo e do espaço seguro, onde alunos e professores possam expressar seus sentimentos e necessidades, construindo relações baseadas em confiança e respeito”, afirmou.
Dentre as participações, a assistente social do MP-AP, Alzira Nogueira, reforçou a importância de expandir a iniciativa para as unidades escolares da capital. “Observamos muitos casos de atos infracionais ocorrendo dentro das escolas aqui em Macapá. Este curso busca compartilhar com os educadores metodologias que auxiliem, tanto na abordagem de situações de conflito quanto na prevenção. As práticas restaurativas são ferramentas poderosas para fortalecer vínculos familiares e comunitários, além de melhorar o ambiente escolar”, destacou.
Para a coordenadora pedagógica Andressa Souza, da Escola Estadual Nélita Rocha, a formação é essencial para lidar com situações cotidianas no contexto escolar. “O ambiente escolar, por natureza, envolve muitos desafios e conflitos. Essa capacitação vem em boa hora, pois vai nos preparar para atuar de forma mais equilibrada e acolhedora diante de situações de tensão, seja entre alunos ou com familiares”, afirmou.
Samile Alcolumbre destacou que formação de facilitadores representa mais um passo na promoção de uma cultura de paz e no fortalecimento das relações dentro das escolas, confirmando o compromisso do MP-AP com a educação e a transformação social.
FONTE: MPAP