Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

TJPI: 1ª Vara da Infância e Juventude de Teresina conquista Selo Excelência no Painel de Correição

quarta-feira, 24 de setembro de 2025, 16h57

A 1ª Vara da Infância e da Juventude de Teresina alcançou o Selo Excelência do Painel de Correição da Corregedoria-Geral da Justiça do Piauí, após apresentar avanços em seus indicadores de produtividade e gestão processual.

 

 

(Painel de Correição em 24.09.25)

 

 

Hoje, 24 de setembro, o Painel apresenta os indicadores da 1ª Vara da Infância e da Juventude de Teresina da seguinte maneira:

 

Índice de Atendimento à Demanda (114,70%)

 

Taxa de Congestionamento (43,68%)

 

Tempo Médio Pendente (485 dias)

 

Processos paralisados com mais de 100 dias (0,00%)

 

Processos Antigos (10,57%)

 

 Meta 1 do CNJ (Julgar, pelo menos, a mesma quantidade de entrada) (112,18%)

 

Meta 2 do CNJ (Identificar e julgar até 31.12.25, pelo menos, 80% dos processos distribuídos até 31.12.25) (120,17%).

 

 

(Arquivo 1ª Vara da Infância e Juventude de Teresina em 08.06.25)

 

 

 

Três meses antes, em junho deste ano, a unidade já havia recebido o Selo Opala, também do Painel de Correição, fruto de indicadores igualmente expressivos, mas que foram superados com estratégias de gestão e atuação conjunta da equipe.

 

A juíza Maria Luiza de Moura Mello e Freitas, titular da 1ª Vara da Infância e Juventude de Teresina, atribui a conquista ao empenho coletivo.

 

“Este resultado só foi possível graças à união de esforços de toda a equipe. Implementamos estratégias de gestão voltadas para dar maior celeridade aos processos e garantir um atendimento humanizado. O Selo Excelência é um reconhecimento importante, porque demonstra à sociedade que estamos comprometidos em assegurar direitos fundamentais de crianças e adolescentes com eficiência e responsabilidade”, explica a juíza.

 

O Selo Excelência é concedido às unidades judiciais que apresentam resultados de destaque em produtividade, cumprimento de metas e redução de acervo, servindo como parâmetro de transparência e incentivo à melhoria contínua no Poder Judiciário.

 

 

FONTE: TJPI


topo