MPT-RN promove audiência coletiva para inserção de jovens aprendizes em vagas não preenchidas
quarta-feira, 24 de setembro de 2025, 16h04
Objetivando a expansão do preenchimento das vagas de aprendizagem profissional no estado, o Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Norte (MPT-RN) promoveu, em conjunto com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE-RN) e o Tribunal Regional do Trabalho (TRT-RN), uma audiência coletiva com 30 empresas para discussão do tema na última quinta-feira (18). O encontro aconteceu na sede da PRT21, em Natal.
Durante a ocasião, foram apresentados projetos institucionais voltados à inserção de jovens em um ambiente de trabalho adequado. Entre eles está o “Projeto Nacional de Estímulo à Aprendizagem Profissional”, realizado pelo MPT-RN em parceria com o MTE-RN.
Segundo o procurador do Trabalho e titular regional da Coordenadoria de Combate ao Trabalho Infantil e de Promoção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes (Coordinfância), Luis Fabiano Pereira, “A iniciativa consiste em selecionar as empresas que ainda têm vagas de aprendizagem não preenchidas e trabalhar no sentido de sensibilizar essas empresas para ampliar o número de contratações no estado”.
Ainda de acordo com o procurador, o Rio Grande do Norte possui um potencial de 2500 vagas de aprendizagem abertas.
As empresas receberão um acompanhamento nos próximos meses a fim de garantir a contratação de aprendizes para as vagas não preenchidas.
Estiveram presentes na audiência a juíza do Trabalho Marcella Alves de Vilar, do TRT-RN; a chefe da fiscalização do MTE-RN, Rossana Nunes Chaves e a auditora fiscal do MTE-RN, Clícia Paiva.
Mutirão de Aprendizagem
Além da apresentação dos projetos, também foi discutido o Mutirão de Aprendizagem, ação da Justiça do Trabalho que visa aproximar empresas, entidades de formação e candidatos às vagas de aprendizagem profissional. A iniciativa conta com a parceria do MPT-RN e MTE-RN. Um dos objetivos do mutirão é a priorização de jovens em situação de vulnerabilidade social.
FONTE-MPT