UNICEF: FPF e UNICEF firmam parceria inédita para proteger crianças e adolescentes por meio do futebol
segunda-feira, 08 de setembro de 2025, 16h15
A FPF (Federação Paulista de Futebol) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância no Brasil (UNICEF) anunciaram nesta segunda-feira (8) uma parceria institucional inédita entre uma entidade esportiva brasileira e a agência da ONU. O acordo, que terá duração até o final de 2028, une esporte e responsabilidade social em prol da proteção e garantia dos direitos de crianças e adolescentes.
A iniciativa, lançada oficialmente no Edifício Pelé, sede da FPF em São Paulo, prevê ações conjuntas em temas cruciais como o enfrentamento à violência, o acesso à educação de qualidade e a promoção da primeira infância antirracista.
Ao longo dos próximos três anos, FPF e UNICEF irão desenvolver campanhas de conscientização, iniciativas educativas e projetos de arrecadação de recursos voltados para a causa da infância. O objetivo é mobilizar clubes, atletas, torcedores e toda a rede de competições da FPF em torno de ambientes mais inclusivos, seguros e acolhedores para meninas e meninos dentro e fora dos campos.
Além de fortalecer a proteção contra violências, a parceria também pretende apoiar o desenvolvimento de práticas que incentivem a equidade racial desde a primeira infância, por meio da estratégia Primeira Infância Antirracista, já implementada pelo UNICEF no Brasil.
Anualmente, a FPF organiza 15 competições e festivais de base, masculinos e femininos, que reúnem quase 15 mil crianças e adolescentes a partir de 11 anos de idade. A parceria com o UNICEF reforça o compromisso da entidade em assegurar que essas competições sejam também um espaço de respeito, diversidade e oportunidades.
"Assumimos há dez anos a responsabilidade de usar a força do futebol para proteger e cuidar do que temos de mais valioso: nossas crianças e adolescentes. Colocar o futebol a serviço da infância é reafirmar o papel da FPF como agente de transformação social. É muito significativo estar ao lado do UNICEF nesta missão, um parceiro gigante reconhecido mundialmente pela defesa da infância", diz Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista de Futebol.
“Hoje, celebramos uma nova e poderosa aliança entre o UNICEF e a Federação Paulista de Futebol com um objetivo claro: promover a proteção e os direitos de crianças e adolescentes por meio da conscientização e da mobilização de recursos. O futebol é uma das manifestações culturais mais fortes do nosso País e tem o poder de protagonizar mudanças. Queremos canalizar essa energia e essa atmosfera vibrante para unir esforços em prol dos direitos de cada menina e menino”, afirma Francisco Javier Martos Mota, Chefe de Mobilização de Recursos e Parcerias do UNICEF no Brasil.
Com esse movimento, o Estado de São Paulo se torna pioneiro ao unir o futebol brasileiro à maior organização internacional dedicada à infância, consolidando um marco histórico para o esporte brasileiro.
JOGANDO JUNTOS PELO UNICEF
Como parte das primeiras ações concretas da parceria entre FPF e UNICEF, está confirmado o apoio institucional ao evento “Jogando Juntos pelo UNICEF”, que será realizado no próximo dia 12 de outubro, na Mercado Livre Arena Pacaembu, em São Paulo. A iniciativa tem como propósito unir quem ama futebol em defesa da infância, garantindo que nenhuma criança cresça sem o direito de brincar, aprender e sonhar com um futuro melhor.
O jogo festivo reunirá ex-jogadores, artistas e personalidades do esporte e do entretenimento, celebrando os 75 anos do UNICEF no Brasil. Todo o lucro arrecadado será revertido integralmente para projetos do UNICEF que impactam diretamente a vida de milhares de meninas e meninos. A FPF será representada pelo vice-presidente Mauro Silva, ex-jogador tetracampeão mundial, reforçando o compromisso da entidade em apoiar iniciativas de solidariedade e mobilização social através do futebol.
FONTE: UNICEF