Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

MPPE: Percurso Infância chega a Caruaru com foco no fortalecimento das políticas de acolhimento e defesa dos direitos da criança e do adolescente

sexta-feira, 29 de agosto de 2025, 18h29

 Ministério Público de Pernambuco (MPPE) realiza no dia 09 de setembro, em Caruaru, mais uma edição do “Percurso Infância: Fortalecendo o acolhimento e articulação institucional em defesa da Infância e Juventude”, desta vez focando nos municípios integrantes das 6ª e 11ª Circunscrições Ministeriais. O encontro acontecerá das 8h às 13h, no auditório 02 do Campus 01 da Associação Caruaruense de Ensino Superior (ASCES-UNITA), no bairro Universitário.

 

O objetivo é promover e qualificar a discussão interinstitucional sobre os direitos de crianças e adolescentes, através de dois projetos que vêm sendo desenvolvidos pelo CAO IJ: o “A Casa é Sua”, focado no acolhimento familiar, e o “Conecta a Rede”, que visa o fortalecimento dos Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente na efetivação das políticas públicas de infância e juventude.

 

Com 100 vagas disponíveis, a iniciativa busca ampliar a articulação entre diferentes instituições e serviços integrantes do Sistema de Garantia de Direitos e consolidar práticas que assegurem a proteção integral da infância e juventude no Estado. Os interessados podem realizar a inscrição por meio do link: https://doity.com.br/percurso-infncia-caruaru

 

O evento é destinado a integrantes do MPPE, instituições do sistema de Justiça, Conselhos Tutelares, equipes das redes de atendimento municipais, Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente, gestores públicos e demais interessados no tema.

 

A programação contará com a palestra "O Serviço de Família Acolhedora: uma nova cultura do cuidado", ministrada pela Coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Infância e Juventude (CAO IJ/MPPE), Promotora de Justiça Aline Arroxelas, além de roda de diálogo sobre o tema, facilitada pela Coordenadora do SAF Caruaru, Lucineide Santos, e a psicóloga do MPPE, Paula Houly. 

 

No  segundo momento haverá a exposição de dados do painel Conecta a Rede, pela assistente social Maria Luiza Duarte Araújo, encerrando-se o evento com a exposição da  Promotora de Justiça Sílvia Amélia de Melo Oliveira, com o tema "A centralidade dos CMDCA na construção e na efetivação das políticas de infância e juventude".

 

 

FONTE: MPPE


topo