MP-AP doa frascos de vidro para armazenamento de leite humano e incentiva campanha de solidariedade à Maternidade Mãe Luzia
terça-feira, 26 de agosto de 2025, 17h44
O Ministério Público do Estado do Amapá (MP-AP) fez a doação de 100 frascos de vidro ao Banco de Leite Humano do Hospital Maternidade Mãe Luzia. A entrega do material, essencial para o armazenamento adequado do leite doado por mães lactantes, faz parte da campanha interna “Doe Amor em Forma de Potes”, criada pela instituição com o objetivo de mobilizar membros, servidores e a sociedade para apoiar a saúde materno-infantil no estado.
A iniciativa foi articulada pela procuradora de justiça Clara Banha, com apoio do procurador-geral de Justiça, Alexandre Monteiro, que fez a entrega às representantes da maternidade, a diretora e enfermeiras. Os potes serão utilizados para armazenar leite humano doado por mães voluntárias, que depois será destinado a recém-nascidos internados na UTI neonatal, especialmente os prematuros, garantindo melhor nutrição, recuperação e qualidade de vida.
O PGJ Alexandre Monteiro destacou que a campanha aproxima o MP-AP da comunidade e incentiva o engajamento coletivo: “O Ministério Público se sente honrado em participar dessa campanha, estimulando o aleitamento materno e contribuindo para que recém-nascidos recebam um alimento de qualidade. Nosso compromisso é apoiar quem mais precisa, e já assumimos a meta de arrecadar 200 potes no próximo ano. Queremos mobilizar ainda mais pessoas e instituições a aderirem a essa causa de amor”, garantiu.
A diretora da Maternidade Mãe Luzia, Maria Luiza da Cruz, ressaltou a importância da doação para o funcionamento do banco de leite e fez um apelo para que a sociedade participe. “Esses potes são fundamentais para armazenar o leite materno doado, que é padrão ouro na alimentação de nossos bebês prematuros. Muitas mães não produzem leite suficiente, e o apoio de doadoras e instituições é essencial para salvar vidas. Quem tiver potes de vidro com tampa plástica em casa pode entregá-los diretamente no Banco de Leite ou entrar em contato para agendar a coleta”.
O Banco de Leite Humano conta com equipe especializada, incluindo nutricionistas e enfermeiras, para garantir o manejo adequado do leite doado, desde a coleta até o processamento e distribuição.
Como doar
O Banco de Leite da Maternidade Mãe Luzia funciona na AV. FAB, esquina com a Rua Odilardo Silva. Podem doar o leite aquelas mães que produzem leite em excesso, e os potes, qualquer pessoa que possua frascos de vidro com tampa plástica, devidamente higienizados para o armazenamento seguro do leite humano, podem levar na unidade. Em ambos os casos, se não tiver trasporte para ir até o local, uma equipe pode se deslocar até o doador, basta entrar em contato pelo telefone: (96) 98416-4400.
FONTE: MPAP


