TJDFT: Metrópoles destaca entrevista com psicóloga da VIJ-DF sobre adolescentes grávidas
segunda-feira, 25 de agosto de 2025, 19h03
O portal Metrópoles trouxe à tona uma realidade preocupante: entre 2013 e 2023, 1.707 meninas de até 14 anos engravidaram no Distrito Federal, o que representa uma adolescente virando mãe a cada dois dias. A maioria vive em contextos de vulnerabilidade, negligência familiar e abandono escolar, e muitas enfrentam a maternidade sozinhas. A matéria apresenta entrevista com a psicóloga do Núcleo de Avaliação para Proteção Integral (Nuapri) da Vara da Infância e Juventude do TJDFT (VIJ-DF), Evelyn Carvalho. Leia a íntegra da reportagem: Meninas mães: a cada 2 dias, uma adolescente de até 14 anos engravida no DF | Metrópoles
uém e acha que estava consentindo. Embora tenha 14 anos, ela não encara como violência.”
Evelyn também alertou para o uso de álcool e drogas, a ausência de supervisão familiar e os riscos que essas adolescentes enfrentam: “Ela está entregue às próprias experiências, degustando novas sensações, aventura. E o adolescente, como o próprio cérebro ainda está em formação, não tem um adequado controle dos impulsos, pois gosta de correr riscos, com experiências de usar álcool, drogas, experiências sexuais diversas”.
Como atua o TJDFT
Nos casos que chegam à Justiça, o TJDFT articula uma rede de proteção como Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), e outros serviços, buscando fortalecer vínculos familiares, garantir benefícios sociais e oferecer escuta e acompanhamento na gestação — em situações de entrega voluntária para adoção.
Apesar da gravidade, os números vêm diminuindo: foram 236 casos em 2013, 99 em 2023 e 80 em 2024 (dados preliminares).