Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

MPPA e instituições parceiras garantem curso gratuito do Senai para jovens em medidas socioeducativas

quinta-feira, 24 de julho de 2025, 16h45

Um curso gratuito de pedreiro de edificações será ofertado a partir de agosto para jovens e familiares de egressos do sistema socioeducativo, visando promover a qualificação profissional e a inclusão social. A iniciativa é resultado de uma articulação entre o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), por meio da 8ª Promotoria de Justiça da Infância e Juventude de Belém, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa), a Fundação Papa João XXIII (Funpapa) e a construtora Porte Engenharia. 

 

A reunião para definir os últimos detalhes do projeto foi realizada na última segunda-feira, 21 de julho, no auditório do Senai, e contou com a presença do Promotor de Justiça Antônio Lopes Maurício, responsável pela promotoria especializada na fiscalização do cumprimento das medidas socioeducativas. O promotor foi acompanhado pelo assistente ministerial Jardel Flank.

 

Participaram da reunião: Jesiane Wanzeler, psicóloga da Funpapa; Fernanda Lima, pedagoga da Funpapa; Brena Nazaré e Lilian Mello, assistentes sociais da Fasepa; César Lopes, procurador da Porte Engenharia; Igor Klautau, advogado da Porte Engenharia; Davis Soqueira, gerente do Senai; Amanda Ribeiro, coordenadora do Senai; e Welson Correia, diretor do Senai.

 

 

Formação completa e certificada

 

Com duração de quatro meses, o curso será ministrado pelo Senai e oferecerá formação prática e teórica em construção civil, abrangendo atividades como alvenaria, revestimento, carpintaria, cobertura, instalações hidro-sanitárias, instalações elétricas prediais e pintura, sempre seguindo as normas técnicas de qualidade, segurança, higiene e meio ambiente.

 

Ao todo, 20 vagas serão disponibilizadas – 10 para jovens atendidos pela Funpapa e 10 para adolescentes da Fasepa, além de familiares que também poderão participar, como pais, mães, irmãos ou tios. Todos os participantes receberão certificação gratuita ao final do curso.

 

Responsabilidade compartilhada

 

O projeto é fruto de um acordo judicial firmado pelo MPPA com a empresa Porte Engenharia, no contexto de uma ação civil pública. Pelo acordo, a empresa se comprometeu patrocinar o curso. O Senai fornecerá a estrutura pedagógica e os instrutores.

 

"Esse curso é resultado de uma ação conjunta do Ministério Público, Senai, Porte Engenharia, Fasepa e Funpapa. Uma parceria importante para oferecer formação na área da construção civil e ampliar as oportunidades para adolescentes e seus familiares", destacou o promotor Antônio Lopes Maurício.

 

"Os alunos que se destacarem no curso terão, inclusive, a possibilidade de serem absorvidos pelo mercado de trabalho, com chances reais de contratação pela própria empresa parceira. Isso representa um avanço concreto na política de reinserção social dos socioeducandos", afirmou.

 

FONTE: MPPA

 


topo