MPSE realiza reunião com as Secretarias Municipais de Educação, Juventude e Saúde de Estância para possibilitar a vacinação de adolescentes dentro das escolas do município
sexta-feira, 08 de outubro de 2021, 15h50

O Ministério Público de Sergipe, através da Promotoria de Justiça Especial de Estância, curadoria da Saúde, realizou reunião com integrantes da administração municipal de Estância para ampliar a abrangência da cobertura vacinal contra a covid-19 do público-alvo de 12 a 17 anos, conforme previsto no Plano Nacional de Imunização (PNI). Dos 6.645 adolescentes do município, 1.769 ainda não receberam sequer a primeira dose do imunizante.
Na oportunidade, a Secretaria Municipal de Educação do Município (SEME) de Estância informou que iniciará medidas para impulsionar a ampliação da cobertura vacinal. Dentre as medidas, está a aplicação de vacinas, de forma inédita, dentro do ambiente escolar. Junto à vacinação, serão realizadas rodas de conversa com adolescentes e seus responsáveis legais, para desburocratizar e conscientizar sobre o processo de vacinação. O objetivo é produzir um termo de autorização para que os responsáveis legais possam permitir que os adolescentes se vacinem dentro das escolas, com acompanhamento do Conselho Tutelar.
Segundo a SEME, a Diretoria Regional de Educação 01 (vinculada à Secretaria de Estado da Educação) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Estância, a adoção de medidas para ampliar a vacinação dentro das escolas será feita através de recursos pedagógicos, com uso do lúdico e de incentivos para os alunos. “Com essa medida inovadora, o município de Estância avançará na proteção da saúde, tanto dos estudantes quanto dos profissionais da educação”, explica a Promotora de Justiça Cecília Nogueira Guimarães Barreto. “Além disso, a realização dessas atividades dentro do ambiente escolar beneficiará também os familiares dos adolescentes, sobretudo aqueles que vivem na zona rural do município, através da disseminação de informações sobre as vacinas”, concluiu.
Também foi informado pela SEME o protocolo sanitário de retorno às aulas, inclusive com a existência de um Comitê Fiscalizador multissetorial, formado por pais e mães, professores e alunos, para acompanhar o regramento proposto no protocolo.
Participaram do encontro a titular da Promotoria de Justiça Especial de Estância, curadoria da Saúde, Promotora de Justiça Cecília Nogueira Guimarães Barreto, o Secretário e a Secretária Adjunta de Saúde do Município de Estância, Lourival Júnior Alves de Holanda e Leide Santos Catuninho de Morais, a Coordenadora de Imunização do Município, Marielle Maria Azevedo Silva Rodrigues, a Secretária Municipal de Juventude e Desporto, Gabriela de Meneses Oliveira, a Secretária Municipal de Educação, Aurenitha Morgana Barreto Menezes de Souza e o Diretor Regional de Educação (DRE 01, vinculada à Seduc), Franz Russemberg da Silva Santos.
_______________________
Núcleo de Comunicação
Ministério Público de Sergipe
E-mail: comunicacao@mpse.mp.br
Facebook: mpseoficial
Instagram: mpsergipe
YouTube: mpsergipe
Card: Divisão de Design e Mídia/MPSE
Foto: Promotoria de Justiça Especial de Estância
FONTE: MPSE