TJSE - Aleitamento materno é tema de palestra no canal do TJSE no YouTube
quinta-feira, 07 de outubro de 2021, 15h16
A importância do aleitamento materno foi o tema de uma palestra realizada na manhã desta segunda-feira, 04/10, no canal do Tribunal de Justiça de Sergipe, TJSE Eventos, no YouTube. A palestra foi ministrada pela enfermeira sanitarista Magda Solange Dória Vieira, que é Gerente do Banco de Leite Humano Marly Sarney.
“A palestra de hoje tem o sentido de orientar e educar, não só servidores e magistrados, mas a população em geral que tenha acesso ao YouTube. O aleitamento materno é uma proteção à criança e estamos realizando sistematicamente palestras como esta, voltadas à saúde, que trazem conhecimento para todos”, disse o Desembargador Edson Ulisses de Melo, Presidente do Poder Judiciário de Sergipe.
A enfermeira iniciou a palestra falando sobre os marcos da política nacional de aleitamento materno. “Desde a Constituição Federal de 1988 e a criação do Sistema Único de Saúde, essa política vem avançando. O bebê precisa estar perto da mãe. Só devem ser separados se houver necessidade”, enfatizou Magda, citando como exemplo a Portaria de Alojamento Conjunto e o Método Canguru.
Ela falou ainda sobre a Rede Cegonha, instituída pela Portaria 1.459/2011, que é uma estratégia do Ministério da Saúde com o propósito de assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e atenção humanizada durante a gravidez, parto, abortamento e puerpério. Às crianças de 0 a 2 anos, a rede deve garantir o direito ao nascimento seguro, humanizado e o desenvolvimento saudável.
"Todas as maternidades públicas do Brasil aderiram à Rede Cegonha", informou Magda, acrescentando que em Sergipe, são parceiros da Rede as maternidades Nossa Senhora de Lourdes e Santa Isabel. Outro tema abordado foram os cuidados necessários nos mil primeiros dias da criança, que são contados da gravidez até os 2 anos. “A política dos mil dias veio para verificarmos se a criança está passando fome e se está inserida nas políticas públicas”, alertou.
A recomendação é que até os seis meses de vida, o bebê se alimente exclusivamente do leite materno, que é composto de ferro, proteína, açúcar, vitaminas, água, anticorpos, sais, gordura e enzimas. "O bebê pode mamar até 2 anos ou mais, contanto que a partir do sexto mês ele comece a comer verduras e frutas", orientou a enfermeira.
Entre os benefícios da amamentação para a mãe estão a redução do sangramento pós-parto, evitando anemia; proteção contra o câncer de mama; intensificação do vínculo entre mãe e filho, entre outros. Já para o bebê, há o fortalecimento do sistema imunológico; diminuição da chance de desnutrição, obesidade, problemas ortodônticos e faciais; redução de alergias; estímulo ao desenvolvimento cognitivo e intelectual, entre outras vantagens.
Segundo a Diretora do Centro Médico do TJSE, Luciana Nobre, o tema discutido hoje faz referência ao Projeto Meses Coloridos, ressaltando que o Agosto Dourado simbolizou a luta pelo incentivo à amamentação. Para mais informações, o Banco de Leite Humano Marly Sarney está localizado à Rua Mato Grosso, s/n, no bairro José Conrado de Araújo, em Aracaju (SE). O telefone é (79) 3226-6301.
Fonte: TJSE