Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

Patrimônio histórico de Cuiabá é tema de projetos da UFMT

por UFMT

quarta-feira, 31 de março de 2021, 13h29

 

Educação patrimonial e preservação da Igreja da Boa Morte

 

Ogrupo projeto patrimonial MT, formado por estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Mato Grosso desenvolveu dois importantes projetos aprovados pela Lei Aldir Blanc, que por meio do fundo de financiamento governamental apoia e financia projetos culturais.

 

O primeiro projeto trata da educação patrimonial em escolas públicas e particulares, e o segundo se refere ao levantamento e mapeamento de danos, da Igreja Nossa Senhora da Boa Morte, localizada em Cuiabá, que podem no futuro ser usados para um trabalho de restauração.

 

O projeto: “Brincando e Aprendendo: Educação patrimonial de Cuiabá” é um livreto infantil que ensina de forma didática e divertida, sobre o patrimônio edificado de Cuiabá, situado no Centro Histórico da cidade, que hoje passa por um intenso processo de degradação, além de estar descuidado.

 

O livro busca com a ajuda um personagem fictício criado, a capivara Peri, ensinar para as crianças a importância desses edifícios para a cultura e história cuiabanas, além de incentivá-las a preservar os atuais e futuros patrimônios da cidade.

 

Na obra, a capivara Peri faz um tour pelo Centro Histórico, e em cada local apresenta de forma breve, a importância desses espaços. Há também no livreto, uma atividade para a criança exercitar o aprendizado. O livro e o material digital vão ser enviados às escolas.

 

Já o segundo projeto envolve o mapeamento de danos da Igreja Boa Morte, “a mesma sofre degradação por falta de cuidados e é pouco conhecida pela população local, apesar de ser um bem tombado, e ter uma história muito importante e interessante”, justifica o grupo de alunas.

 

O projeto envolve o mapeamento de danos da igreja, além de folders explicativos sobre a história da igreja. O material vai ser distribuído aos moradores da região, e aos frequentadores do local.

 

Também faz parte do projeto um caderno A3 com os detalhes técnicos que vão ser entregues a Paróquia, à Secretaria de Cultura do Estado, e para a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer com intuito de ajudar em um possível restauro.

 

Fonte: Universidade Federal de Mato Grosso


topo