meio ambiente
MPGO: Recomendação busca impedir poluição da água e do ar por empresa em Santa Bárbara de Goiás
por MPGO
quinta-feira, 12 de novembro de 2020, 13h15
O Ministério Público de Goiás (MP-GO) recomendou à empresa Global Casing Importação e Exportação Ltda. que se abstenha imediatamente do lançamento irregular de poluentes no curso hídrico do Córrego Anicuns, no município de Santa Bárbara de Goiás. É indicado ainda que a empresa promova com urgência um plano atmosférico e regularize suas atividades perante a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).
Conforme esclarece a promotora Carla Fleury de Sousa, atuando em substituição na comarca de Nazário, inquérito instaurado a partir de informações repassada ao MP apontam atividade potencialmente poluidora em razão de mau cheiro e do lançamento de dejetos poluentes no Córrego Anicuns pela empresa. Após requisição de vistoria à Semad, comprovou-se a existência de diversas irregularidades, tendo sido apontada a necessidade de adequação das atividades.
Entre as irregularidades apontadas pelo órgão ambiental, em seu relatório, estão a existência de odor característico do sistema de tratamento da empresa (lagoas), que está extrapolando os limites da fábrica, provavelmente devido a problemas no tratamento. Foi verificado também que o efluente tratado pela empresa está sendo lançado no Córrego Anicuns em desacordo com as exigências técnicas.
Em caso de não acatamento da recomendação, o Ministério Público alerta que adotará as medidas legais e judiciais necessárias a fim de assegurar a sua implementação.
