detritos
MPGO: Promotoria de Ceres requisita que prefeitura faça adequações sanitárias imediatas no cemitério municipal
por MPGO
quarta-feira, 11 de novembro de 2020, 12h29
A 2ª Promotoria de Justiça de Ceres requereu ao prefeito Rafaell Dias Melo que adote imediatamente as medidas cabíveis para completa remoção de detritos no cemitério municipal, em razão dos riscos à saúde pública. No ofício encaminhado pelo promotor de Justiça Marcos Alberto Rios nesta terça-feira (3/10), foi relatado que diversos moradores, em visita ao cemitério pelo Dia de Finados, verificaram a existência no local de urnas mortuárias abandonadas, contendo resíduos de decomposição cadavérica, cabelos e peças de vestuário. Os visitantes, inclusive, fizeram diversos registros fotográficos que comprovam a situação.
Conforme destaca o promotor, além de causar grande impacto visual a todas as pessoas que compareceram para visitação, “tal situação põe em risco a saúde humana, com a proliferação de insetos e roedores transmissores de graves patologias à população”. O cemitério de Ceres fica no Conjunto Bernardo Sayão, onde residem pessoas de baixo poder aquisitivo, lembra Marcos Rios.
Assim, foram exigidas providências quanto à devida destinação dos dejetos, envolvendo nos trabalhos a equipe de Vigilância Sanitária e o Setor de Posturas Municipais, com a comunicação à 2ª Promotoria de Justiça, no prazo de cinco dias, das providências tomadas.
