Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

PROJETO VERDE NOVO

Voluntários ajudam a arborizar Avenida das Torres em Cuiabá em Projeto Verde Novo do Poder Judiciário do MT

por Poder Judiciário de Mato Grosso

segunda-feira, 27 de janeiro de 2020, 15h21

Fazia pouco que o dia havia clareado, pois ainda eram 8h da manhã, e dona Djanira Mantovan Grossi, de 83 anos, já estava na Avenida das Torres, em Cuiabá, participando da plantação de mudas promovida pelo projeto Verde Novo do Poder Judiciário de Mato Grosso. No sábado (25 de janeiro), o sol desde cedo já castigava a pele, o vento não soprou para refrescar e a sensação térmica era de clima desértico, nada disso, entretanto, incomodou Djanira que afirmou estar ali por um objetivo maior, deixar o bairro mais agradável.

 

“Essa é a segunda vez que participo e acho importante plantar novas árvores para deixar o bairro mais bonito e mais arborizado. Eu e meu filho moramos aqui perto e essas plantas vão dar outra vida para a avenida. Hoje está muito quente, mas temos que pensar que depois que essas árvores estiverem grandes o clima também vai ficar mais fresco. Não sei se chego até lá para ver essas árvores grandes, mas quem ficar vai ver. Sou mãe, vó de 8 netos e também tataravó. Esse trabalho é para essa geração”, contou Djanira.

 

Quem também participou da ação foi a dentista Jessica Galina, que, juntamente com o namorado Alan Bonfim, atravessou a cidade para ajudar na arborização de parte da Avenida das Torres. Ela ressaltou que conheceu o projeto pela rede social Instagram (@projeto.verdenovo) e se identificou com o propósito. “Sempre achei que nossa cidade tem poucas áreas de sombra e que seria necessário plantar mais árvores. Quando vi o projeto percebi que alguém pensava igual a mim. Melhorar a cidade é uma responsabilidade nossa. Todo cidadão tem que estar engajado porque o resultado é para todos”, explicou.

 

Essa foi a primeira grande ação do projeto Verde Novo realizada em 2020 e envolver cerca de 30 voluntários. Foram plantadas 100 mudas, entre frutíferas e nativas da região, e todas de pequeno e médio portes, seguindo o decreto da cidade. De acordo com a engenheira florestal Bruna Zeni, do Juizado Volante Ambiental (Juvam) de Cuiabá, toda a ação é feita com autorização da concessionária de energia do Estado, Energisa, e também da Secretaria de Serviços Urbanos de Cuiabá, tendo em vista que o plantio foi realizado embaixo dos linhões.

 

“O trabalho começou hoje, mas vai perdurar mais algum tempo, pois o objetivo é arborizar toda a Avenida das Torres. Como é muito grande, quase 14 quilômetros de extensão, nós dividimos a plantação em partes e, conforme surgirem patrocínio e disponibilidade da secretaria municipal para abrir os berços que receberão as mudas, daremos continuidade ao trabalho.”

 

A engenheira aponta ainda que como o canteiro da avenida não é um espaço utilizado pela população, as mudas foram plantadas pensando nos passarinhos. “Plantamos pitanga e acerola, que são árvores de pequeno porte, e também ipê de jardim nas cores branca e amarela.”

 

Se você quer participar desse ou dos próximos plantios pode se inscrever no grupo de voluntários do Verde Novo no aplicativo de mensagens Whats App (VEJA AQUI).

 

Saiba mais sobre o assunto nos links abaixo:

Inscreva-se para o “I Workshop Clima, Arborização e Sustentabilidade”

Judiciário e Projeto Verde Novo realizam workshop sobre clima, arborização e sustentabilidade

Verde Novo distribui muda de árvores aos inscritos na 36ª Corrida de Reis

Verde Novo realiza 271 ações e plantio de 70 mil mudas em 2019

 

27.01.2020 12:16

Fonte: TJMT - Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso


topo