MPMT SUSTENTÁVEL
Sustentabilidade: MPMT inicia etapa cultural do Lixo Zero
por JULIA MUNHOZ
quinta-feira, 07 de agosto de 2025, 15h47

O Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) está prestes a se tornar o primeiro do Brasil a conquistar o Selo Lixo Zero, certificação que reconhece práticas avançadas de gestão de resíduos. O lançamento oficial foi realizado nesta quarta-feira (06), no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, em Cuiabá, e simboliza o início de uma nova cultura institucional voltada à sustentabilidade.
Reconhecido pelo Instituto Lixo Zero Brasil, o Selo é concedido a instituições que desviam de aterros sanitários ou incineração pelo menos 50% dos resíduos gerados e os destinam para reutilização, reciclagem ou compostagem. A metodologia segue modelos adotados em diversos países e promove benefícios para o meio ambiente, a sociedade e a economia.
Para o procurador-geral de Justiça, Rodrigo Fonseca Costa, o MPMT deve ser exemplo em práticas sustentáveis. “O Ministério Público, como uma instituição que tem dentro de suas premissas a defesa do meio ambiente, nós temos que tentar a cada dia dar o exemplo e conseguir, quem sabe, uma redução até superior à nossa meta estabelecida.”
Durante o lançamento, foi assinado um termo de compromisso que simboliza o comprometimento institucional em atender aos critérios exigidos para a conquista do Selo Lixo Zero. “Nós temos alguns passos ainda que precisam ser dados, mas essa caminhada não começou hoje. Ela vem sendo trilhada anos atrás, impulsionada por vários servidores e membros engajados e comprometidos com a causa ambiental”, explicou a subprocuradora-geral de Justiça de Planejamento e Gestão, Anne Karine Louzich Hugueney Wiegert.
Para conquistar o Selo Lixo Zero, é preciso que o MPMT destine corretamente mais de 50% dos resíduos gerados. Porém, o objetivo institucional é garantir os mais altos padrões de boas práticas socioambientais e, para isso, os indicadores referentes a “Educação e conscientização”, “Reciclagem”, “Compostagem”, “Ações sociais” e “Redução e reuso” serão mantidos acima de 80%.
A primeira fase será na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, onde será feita a substituição das lixeiras por residuários distribuídos em pontos estratégicos. “A gente vai ter três meses de monitoramento com total apoio e atenção dos servidores sobre o que estão gerando e onde vão colocar os resíduos”, explicou o diretor da Teoria Verde, Jean Peliciare.
Programa MPMT Sustentável – O Selo Lixo Zero está inserido no Programa MPMT Sustentável, iniciativa tida como prioridade e que integra o Planejamento Estratégico Institucional (PEI) do MPMT 2024-2031. “Para cumprirmos esse objetivo estratégico, adotamos o projeto Vitória Régia. Nós já tivemos algumas ações logísticas, estruturantes, e agora as ações humanas é que determinarão o sucesso desse projeto”, destacou a subprocuradora-geral de Justiça de Planejamento e Gestão.
Construído e executado a muitas mãos, o Programa MPMT Sustentável conta com seis eixos: institucional, ambiental, econômico, cultural, comunicação educacional e social. O Selo Lixo Zero marca o início da etapa cultural de transformação do MPMT. “É um projeto estratégico, então a gente já vê a importância que tem para a instituição. Esse projeto é construído a muitas mãos”, ponderou a gerente do programa MPMT Sustentável, Dálete Campos Mariano.
Acesse o canal do MPMT no WhatsApp!



