Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

Muxirum Cuiabano reconhece importância da UFMT

sexta-feira, 17 de maio de 2024, 09h26

 Pedro Rocha/UFMT

 

 

Movimento em prol da identidade e patrimônio tem anos de atuação em MT

 

 

 

 

Oreitor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), professor Evandro Soares da Silva, recebeu na manhã desta segunda-feira (6) o título de associado  benemérito da Associação de Cultura Muxirum Cuiabano. O reconhecimento pela instituição, que tem longa trajetória em Mato Grosso desde 1989,  demonstra o compromisso da Universidade com as demandas do movimento que atua na identidade local e regional.

 

O reitor da UFMT, professor Evandro Soares da Silva, ressaltou a grandiosidade da homenagem e falou sobre a reciprocidade, destacando as demandas em comum em prol da preservação e  desenvolvimento de Cuiabá.

 

“Dentre as pautas e parcerias está o Centro Histórico, e conseguimos, em parcerias com outras instituições e até mesmo a comunidade, avançar, junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), poder público. Somos o centro geodésico da América do Sul, e o fluxo de imigrantes para Mato Grosso tem lá seus reflexos,  e nesse contexto o movimento do Muxirum reforça também a necessidade da manutenção da identidade do povo cuiabano”, disse.

 

O presidente do Muxirum Cuiabano, Antônio Ernani Pedroso Calhao, destacou que o Muxirum é um movimento ligado à cultura e elegeu nos últimos quatro anos a investir realmente na recuperação do Centro Histórico. Cuiabá tem um Centro Histórico belíssimo que reporta o século XVIII, o início do século XVIII. “Acreditamos que com boa vontade, com espírito cívico, podemos fazer a recuperação deste patrimônio. E para isso, nossa  ideia é trazer esses parceiros, como a Universidade, primeiro para receber esse carinho, e segundo que reconhecer é necessário porque nós no movimento social a gente não vive sozinho isolado”, disse.

 

O documento recebido pelo reitor foi assinado também pela embaixadora da Muxirum, senhora Leila Francisca. O arquiteto consultor do movimento, Paulo Crispim, também marcou presença na solenidade.

 


 

 

 

Já nesta terça-feira (07), às 19h, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, no bairro Baú, acontece a recepção de novos associados. No momento haverá abraço simbólico no Centro Histórico Cultural de Cuiabá, seguido de jantar típico e atividades culturais.

 

Também participaram do encontro a vice-reitora da UFMT, professora Rosaline Rocha Lunardi, os pró-reitores de Ensino de Graduação, professor Adelmo Carvalho, de Planejamento, Roberto Perillo, de Gestão de Pessoa, André Baptista Leite. A pró-reitora de Assistência Estudantil, professora Taciana Mirna Sambrano, a coordenadora de Cultura da Universidade, Jéssica Bastos.

 

A nova secretária de Relações Internacionais da UFMT, a docente Caroline Oliveira, a gerente de Ensino e Pesquisa do Hospital Universitário Júlio Müller, professora Márcia Hueb, e a Gerente de Cerimônia e Eventos, Telma Cristina Saldanha Modesto da Silva também prestigiaram a solenidade. Dos Órgãos Colegiados da UFMT, Elenir Motta Sanches Arruda e Neiva Cristine Arruda Rabelo também marcaram presença.

 

Fonte: UFMT


topo