Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

MPPA promove oficina sobre inserção de dados para identificação do local dos danos ambientais

por MPPA

sexta-feira, 22 de julho de 2022, 16h36

 

Foto: CAO Ambiental

 

No dia 06/07, o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), por meio do Centro de Apoio Operacional Ambiental (CAO Ambiental), promoveu a Oficina "Painel Interativo SireneJud" com o objetivo de realizar o treinamento de membros, assessores e servidores na inserção de dados geográficos de danos ambientais no Sistema Integrado do MP (SIMP).

 

A oficina contou com a parceria do Centro de Estudo e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), que administrou a sala virtual e realizou o controle de frequência.

 

O treinamento foi ministrado de forma on-line, através da plataforma virtual Teams, pelo servidor Lênon José Costa Raiol, Analista de Sistemas do Departamento de informática do MPPA, e pela professora da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e Mestre em Geografia, Tabilla Verena da Silva Leite.

 

A Coordenadora do CAO Ambiental, Promotora de Justiça Albely Miranda Lobato, deu início aos trabalhos apresentando a relevância da inserção desses dados no sistema e ressaltou que, a partir da Resolução Conjunta CNJ/CNMP nº 8, de 25 de junho de 2021, que prevê a identificação obrigatória do local do dano ambiental nos sistemas eletrônicos de informação dos órgãos do Poder Judiciário e do Ministério Público, as instituições estão se adequando à exigência.

 

Com a Resolução o MPPA deverá se adequar à obrigatoriedade, que por enquanto ainda está facultativa, uma vez que objetiva diagnosticar mais precisamente as violações ambientais e tomadas de decisões referentes ao tema.

 

Foram produzidos alguns vídeos explicativos pelos palestrantes, que serão compilados e encaminhados posteriormente aos participantes da oficina, bem como aos membros e servidores que solicitarem a disponibilização do material para o CAO Ambiental.

 

Fonte: MPPA


topo