Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

Pará: MPs apresentam resultados da Escuta Pública sobre atividades escolares na pandemia

segunda-feira, 10 de agosto de 2020, 10h06

Além da escuta os MPs têm promovido e participado de reuniões virtuais com todos os segmentos da área da educação

Imagem mostra sala de aula vazia. A foto foi tirada do fundo da sala, mostrando as carteiras sem alunos e o quadro em branco

Imagem: Pixabay


O Ministério Público Federal (MPF), o Ministério Público do Estado do Pará (MP/PA), e Ministério Público do Trabalho (MPT) realizaram, por meio de questionário virtual, Escuta Pública, que mobilizou 21.678 pessoas, entre alunos, genitores/responsáveis, professores, técnicos e gestores de instituições de ensino, que se manifestaram sobre a oferta da educação neste período de pandemia do novo coronavírus, quando houve a suspensão das atividades presenciais nas escolas e a realização de aulas remotas.


A Escuta Pública encerrou na última sexta-feira (31/7), e o resultado apurado vai auxiliar a atuação dos órgãos de execução dos Ministérios Públicos, em todas as suas esferas, no acompanhamento das políticas públicas e das medidas que devem ser adotadas para garantir o retorno seguro às aulas presenciais.


Os arquivos gerados pelo Formulário Google demonstraram que a rede pública teve maior participação na escuta, com 80,2% de interessados, e que a rede privada contou com apenas 19,8% das contribuições. Do total de participantes, o maior índice (45,6%) está inserido no ensino fundamental, dos quais, 87,4% residentes na área urbana, o que revelou o nível de exclusão dos estudantes residentes na área rural, aí inclusos ribeirinhos, quilombolas e indígenas.


Resultados - Constatou-se que 35,6% responderam ter ficado sem atividades substitutivas às aulas regulares e que 47,8% não realizaram atividades virtuais.


Quanto à consulta dos segmentos da comunidade escolar sobre a realização das atividades substitutivas às aulas presenciais, 36,9% informaram que isso não ocorreu, enquanto que 24% declararam não saber, revelando a baixa participação da comunidade escolar nas decisões dos gestores.


51,1% dos participantes declararam que a sua escola utilizou materiais digitais na realização das atividades remotas, contudo, 39% informaram que a escola não verificou previamente se todos os segmentos teriam acesso à internet.


Por fim, verificou-se que o nível de satisfação em relação às atividades substitutivas foi baixo, mas que, ainda assim, a maioria dos participantes prefere o ensino híbrido, quando ocorrer a reabertura das escolas.


Paralelamente a essa Escuta Pública, os ramos do Ministério Público têm promovido e participado de inúmeras reuniões virtuais com todos os segmentos da área da Educação, avançando nas tratativas com o Estado do Pará e com o Município de Belém.


O Grupo de Trabalho Emergencial - GTE-MPPA-COVID-19 tem compartilhado as informações com os Promotores de Justiça que atuam na matéria e com os coordenadores das Regiões Administrativas, dando continuidade ao trabalho permanente da Instituição.


Acesse aqui os gráficos da Escuta Pública.
 

Fonte: Ministério Público Federal *Com informações do MP/PA


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