Instituto Rodrigo Mendes divulga pesquisa sobre protocolos referentes à educação inclusiva durante a pandemia
segunda-feira, 06 de julho de 2020, 09h35
O estudo envolveu 23 países e organismos internacionais. O objetivo é contribuir com os gestores responsáveis por planejar e implementar políticas públicas voltadas à garantia do direito à educação das pessoas com deficiência
Documento elaborado pelo Instituto Rodrigo Mendes (IRM) fornece orientações para auxiliar os gestores responsáveis no planejamento e na execução de políticas públicas, buscando assegurar o direito à educação das pessoas com deficiência diante do período de isolamento social e no estágio de retomada das atividades escolares de forma presencial, abordando os critérios de retorno; questões sanitárias; e distanciamento social.
O estudo adotou como fonte de informações uma rede de 45 especialistas estrangeiros, protocolos de diversos países, bem como documentos de organismos internacionais, relacionados à educação inclusiva durante o período da pandemia. A divulgação da pesquisa conta com o apoio da Fundação Grupo Volkswagen, Fundação Lemann, Instituto Credit Suisse Hedging-Griffo, Instituto Península, Instituto Unibanco, Itaú Social, Todos Pela Educação e Unicef.
No dia 3 de julho, às 11h (horário de Brasília), o IRM realizou um webinário para a divulgação do documento. A transmissão ocorreu pelo Facebook e pelo canal do YouTube do IRM e contou com recursos de acessibilidade, como Libras, legendas em tempo real e audiodescrição.
Fonte: UNDIME