Uma ação coordenada pelo Geduc (núcleo de Ribeirão Preto), com integração da Secretaria Municipal de Educação, da Guarda Municipal e da Polícia Militar, resultou na redução de 84% dos furtos nas escolas municipais no segundo semestre de 2019.
De acordo com o promotor de Justiça Naul Felca, o MPSP fomentou a discussão entre os diversos órgãos, com alinhamento de medidas que resultaram em práticas exitosas. Dados estatísticos apontaram 49 furtos em 2018, 37 furtos no primeiro semestre deste ano e cinco furtos no segundo semestre de 2019, sendo que, nos dois últimos meses não houve registro de ocorrëncias.
O Geduc decidiu acompanhar o caso em um procedimento para traçar metas e estratégias de ações conjuntas a partir da constatação do elevado número de furtos em áreas de escolas municipais. Diversos equipamentos e materiais eram alvo dos crimes, principalmente fiação elétrica. Também foram observados casos de vandalismo nas escolas, que acarretavam suspensão das aulas, com prejuízo ao aprendizado das crianças e ao erário público.
Os casos causaram indignação da comunidade, com projeção sobre a esfera criminal, diante da instauração de inquéritos policiais e prisões em flagrante delito.
|