Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

MPEduc reúne cerca de 150 pessoas da comunidade de Poxoreu (MT) para debater a educação no município

por Assessoria de Comunicação Social - MPF

quarta-feira, 10 de setembro de 2025, 23h59

O Ministério Público Federal (MPF) realizou, no dia 28 de agosto, escuta pública do programa Ministério Público pela Educação (MPEduc), no município de Poxoréu (MT). Com a ação, o órgão visa apresentar o programa e inserir a sociedade na discussão sobre o tema, bem como oferecer um espaço para apresentar o panorama da educação básica no município. Durante o evento, foi realizada uma ampla reunião com gestores municipais e cerca de 150 participantes da comunidade.

“Viemos a Poxoréu não só para fiscalizar a execução de políticas públicas de educação e verificar a existência e a efetividade dos conselhos sociais com atuação na área de educação, assim como outras ações; viemos para ouvir a comunidade, os gestores locais, propor iniciativas que vão, efetivamente, beneficiar a população do município”, comentou a procuradora da República Ludmila Bortoleto Monteiro, que responde pelo Ofício da Educação do MPF em Mato Grosso.

Segundo a procuradora, o MPEduc serve também como um guia, que leva às comunidades visitadas informações essenciais sobre os direitos do cidadão a uma educação de qualidade. “Realizamos visitas às unidades escolares, verificamos a estrutura dos edifícios visitados e conversamos com alunos e profissionais da educação, levantando informações sobre deficiências em áreas como transporte e atendimento à população”.

A promotora de Justiça do município de Poxoréu, Nayara Roman Mariano Scolfaro, que atua no tema da educação, também participou da escuta pública e acompanhou a procuradora da República Ludmila Bortoleto Monteiro em visitas a algumas escolas da região.

 

 

Por sua vez, a secretária municipal de Educação, Luciani Assis, falou sobre a natureza humana e conciliadora do programa. “Perceber no MPF um órgão próximo da comunidade, que quer ajudar, e não apenas punir quem comete corrupção, é muito bom”. Para Luciane Assis, o MPF é um parceiro. “Vocês mostraram como podemos ter uma educação melhor, que é possível ter uma rede de ensino melhor”, concluiu a secretária.

 

A reunião serviu ainda para coletar informações e dados que permitirão a identificação de modificações percebidas pela comunidade como resultado das atividades do projeto MPEduc. Uma visita de retorno, com vistas a avaliar os encaminhamentos realizados, será agendada posteriormente.

Também participaram do evento o vice-prefeito de Poxoréu, Flávio Jorge da Silva, e a vice-presidente da Câmara de Vereadores de Poxoréu, Cátia Lina.

 

Ministério Público pela Educação (MPEduc) é um programa coordenado pela Câmara de Direitos Sociais e Fiscalização de Atos Administrativos do MPF (1CCR). O principal objetivo da iniciativa é verificar se as políticas públicas voltadas para a educação básica estão sendo cumpridas pela rede escolar. Para isso, o Ministério Público realiza audiências com a comunidade, aplica questionários, promove reuniões e visita pessoalmente as escolas. Com base nessas informações, são feitas recomendações para que as prefeituras e gestores locais melhorem o que for necessário. Tudo é acompanhado de perto pelo Ministério Público, que depois presta contas à sociedade sobre o que foi feito e os resultados alcançados.

 

Fonte: MPF


topo