SÃO LUÍS – MPMA dá início a projeto sobre educação em direitos humanos
por CCOM-MPMA
quinta-feira, 28 de agosto de 2025, 20h44
Como parte da programação do Agosto Lilás, campanha de conscientização sobre o combate à violência doméstica e familiar contra a mulher, o Ministério Público do Maranhão (MPMA), por meio da 5ª Promotoria de Justiça Distrital da Cidadania, deu início nesta terça-feira, 26, no Centro Educa Mais Dorilene Silva Castro, no bairro do Coroadinho, ao projeto institucional “Educação em Direitos Humanos nas Escolas do Polo Coroadinho: Construindo Cidadania”. Além do Coroadinho, a 5ª Promotoria de Justiça Distrital atua em 37 comunidades adjacentes.
O evento foi realizado em parceria com o Grupo de Estudos em Direito, Identidade e Cidadania (Gedic), do curso de Direito da Universidade Federal do Maranhão (Ufma).
A equipe do MPMA foi recebida pela diretora-geral da unidade de educação e pela diretora pedagógica, respectivamente, Maria Luiza da Silva e Rose Costa. Duas turmas do 1º ano do ensino médio participaram da atividade. Também foram utilizadas dinâmicas para sensibilizar os estudantes sobre os tipos de violência e manifestações no cotidiano.
Também foi apresentado o trabalho da 5ª Promotoria Distrital – Polo Coroadinho, destacando a importância da aproximação do Ministério Público com a população, especialmente, em áreas socialmente vulneráveis.
Na avaliação do promotor de justiça Antonio Coêlho Soares Júnior, o projeto reafirma a proposta de atuação extrajudicial das Promotorias Distritais da Cidadania, voltadas a resultados concretos e alinhada à promoção de direitos fundamentais nas comunidades atendidas.
Fonte: MPMA