Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

Com altos índices de vacinação, seis escolas da área rural de Manaus são auditadas pelo projeto Juntos pela Vida, do MPAM

por Vanessa Adna - MPAM

quarta-feira, 30 de julho de 2025, 16h40

Na manhã desta segunda-feira (21/07), o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) realizou uma nova reunião de auditoria pelo projeto Juntos pela Vida. Seis escolas da área rural de Manaus alcançaram índices superiores a 80% de imunização dos estudantes.

 

Foram auditadas as escolas municipais Oscarina Falcão, do Ramal do Pau Rosa; Canaã II, do Tarumã-Açu; Ebenezer, do Rio Tarumãzinho; Raimunda Brasil, da comunidade Santa Isabel do Rio Negro; São Sebastião I, da comunidade São Sebastião do Rio Negro; e São Pedro, da Costa do Tabocal, no Rio Amazonas.

 

A procuradora de Justiça e coordenadora do Juntos pela Vida, Delisa Olívia Vieiralves Ferreira, comemorou os resultados obtidos, destacando a importância da alta taxa de cobertura vacinal em escolas de áreas ribeirinhas. “É muito relevante o fato de essas escolas conseguirem esses índices de vacinação, porque são crianças e adolescentes que estão em áreas vulneráveis, onde a dificuldade logística para a vacina chegar é muito maior que na zona urbana. A escola também é um lugar de proteção”, afirmou a coordenadora.

 

As auditorias comprovaram os seguintes registros de cobertura vacinal:

 

➥ Oscarina Falcão - 87,5% de imunização (dos 32 alunos matriculados, 28 foram vacinados);
➥ Canaã II - 91,7% (36 alunos matriculados, 33 vacinados);
➥ Ebenezer - 90,6% (53 alunos matriculados, 48 vacinados);
➥ Raimunda Brasil - 91,4% (58 alunos auditados, 53 vacinados);
➥ São Pedro - 93,54% (31 alunos auditados, 29 vacinados);
➥ São Sebastião I - 91,4% (58 alunos auditados, 53 vacinados).

 

Carlos Alberto Silva Rocha, gestor da escola Canaã II, certificada pela 4ª vez pelo projeto, ressaltou o comprometimento da instituição com a vacinação dos estudantes. “A logística é bem difícil porque tudo é distante, mas a gente traz a questão da saúde para a escola, tentando conscientizar os pais da importância da imunização. Algumas nós conseguimos fazer no próprio colégio, mas, quando não conseguimos, nós levamos os alunos na lancha da escola para tomar a vacina na UBS”, comentou.

 

O projeto

 

O Juntos pela Vida é uma iniciativa do MPAM para a ampliação da cobertura vacinal infantojuvenil, o combate à desinformação e a redução da evasão escolar no Estado do Amazonas. Articulado com escolas públicas e privadas, em 2025, o projeto já atendeu escolas de 42 municípios do estado.

 

O projeto é coordenado pelos Centros de Apoio Operacional de Proteção e Defesa dos Direitos Constitucionais do Cidadão, dos Direitos do Consumidor e da Defesa do Patrimônio Público (CAO-PDC) e das Promotorias de Justiça da Infância e Juventude (CAO-IJ).

 

Fonte: MPAM

 


Texto: Vanessa Adna
Foto: Hirailton Gomes


topo