MPRS apresenta Projeto Mãos Dadas e FICAI 4.0 às redes de proteção da região de Estrela
por MPRS
quinta-feira, 26 de junho de 2025, 23h23

O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), por meio do Centro de Apoio Operacional da Educação, Infância e Juventude (CAOEIJ), apresentou nesta terça-feira, 23 de junho, o Projeto Mãos Dadas e a FICAI 4.0 aos profissionais que integram as redes de proteção à infância e adolescência dos municípios de Estrela, Bom Retiro do Sul, Colinas e Fazenda Vilanova.
Conforme a coordenadora do CAO da Infância, Cristiane Corrales, o Projeto Mãos Dadas tem o objetivo de qualificar a atuação das instituições e dos profissionais envolvidos na proteção infantojuvenil, promovendo uma articulação mais efetiva entre os diversos setores responsáveis pelo atendimento de crianças e adolescentes. Desenvolvido pelo CAOEIJ, o projeto busca ampliar a capacidade de prevenção e enfrentamento de situações de violência e de violação de direitos, por meio da atuação integrada de órgãos públicos. O Mãos Dadas também visa fortalecer os canais de denúncia e sensibilizar para que a sociedade não se cale diante da suspeita de violência contra crianças e adolescentes.
Já a FICAI 4.0 tem o objetivo de garantir a permanência dos alunos na escola, combatendo a infrequência, evasão e abandono escolar. A plataforma permite que seja feito o registro e o encaminhamento de informações sobre estudantes que correm risco de abandonar a escola, envolvendo a direção, professores, redes de apoio à escola, Conselhos Tutelares e Ministério Público.
A promotora de Justiça Andrea Almeida Barros também participou do evento, que contou com a presença de representantes das prefeituras, secretarias da Educação, Saúde e Assistência Social dos municípios da região, Conselhos Tutelares e Defensoria Pública.
Fonte: MPRS