MPGO apresenta Projeto Integra Escola-Saúde ao prefeito de Goiânia
por Assessoria de Comunicação Social do MPGO
segunda-feira, 31 de março de 2025, 13h47

O Ministério Público de Goiás (MPGO), por meio da Área de Educação do Centro de Apoio Operacional (CAO Educação), reuniu-se nesta quarta-feira (26/3) com o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, para apresentar o Projeto Integra Escola-Saúde e solicitar apoio para seu desenvolvimento e implementação na capital.
A reunião, realizada no Paço Municipal de Goiânia, contou com a presença da coordenadora do CAO Educação do MPGO, promotora Vanessa Goulart Barbosa; da secretária municipal de Governo, Sabrina Garcêz; do secretário municipal executivo, Jaime Ricardo Ferreira; da secretária municipal de Educação, Giselle Pereira Campos Faria; da secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Assistência Social e Direitos Humanos, Eerizania Enéas de Freitas; e do secretário municipal de Saúde, Luiz Gaspar Machado Pellizzer.
Durante o encontro, foram apresentadas as ações já desenvolvidas no âmbito do projeto, incluindo o fluxograma de integração entre os setores de Educação, Saúde e Assistência Social, a ficha de encaminhamento dos estudantes para atendimento na rede de saúde e o protocolo de atuação de cada órgão envolvido.
O Projeto Integra Escola-Saúde busca promover uma abordagem interinstitucional voltada ao bem-estar dos estudantes, com ações focadas na atenção integral à saúde mental e ao desenvolvimento, na prevenção da violência escolar e no fortalecimento da convivência pacífica.
A iniciativa foi desenvolvida pelo Comitê Interinstitucional de Proteção e Cuidado nas Escolas, coordenado pelo MPGO e composto por 19 órgãos e instituições, incluindo o Município de Goiânia. O projeto teve um piloto iniciado em Piracanjuba, em agosto de 2023, e agora avança para Goiânia, com previsão de expansão para outras cidades.
Como parte dessa ampliação, o MPGO promove desde 20 de fevereiro, com conclusão em 27 de março, a capacitação das redes de ensino, saúde e assistência social de Goiânia e Piracanjuba. O curso, intitulado Projeto Integra Escola-Saúde: Formação em Rede para Proteção e Cuidado nas Escolas, tem 40 horas-aula e é oferecido em formato híbrido (presencial e a distância), em parceria com as Secretarias Estadual e Municipal de Educação e Saúde de Goiânia.
Assessoria de Comunicação Social do MPGO
Fonte: MPGO