Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

MPPE chama a atenção para abertura de inscrições para a EJA

terça-feira, 25 de fevereiro de 2025, 19h23

 O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por intermédio da 22ª Promotoria de Justiça de Defesa de Cidadania da Capital, com atuação em Defesa do Direito Humano à Educação, e do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação (CAO Educação), divulga as inscrições para o programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), promovida pela Secretaria de Educação de Pernambuco. 

 

Podem se inscrever para o Ensino Fundamental da EJA, pessoas que tenham mais de 15 anos completos na data da matrícula, sem limite de idade. Já para o ensino médio, os candidatos devem ter 18 anos completos no ato da inscrição.

 

Estão disponíveis 21.317 vagas (18.575 para o ensino médio e 2.742 vagas destinadas ao ensino fundamental) em 496 estabelecimentos de ensino instalados em todas as regiões do Estado. Também está sendo oferecido a EJA em áreas rurais, territórios quilombolas e indígenas, e para atender pessoas que estão privadas de liberdade.

 

O MPPE tem o projeto institucional "EJA JÁ: o MPPE em defesa da Educação de Jovens e Adultos", desenvolvido pela 22ª Promotoria de Justiça de Defesa de Cidadania da Capital, com atuação em Defesa do Direito Humano à Educação, e co-organização do CAO Educação. Entre as suas prioridades de ação estão o incentivo ao ingresso de jovens e adultos na EJA e, dessa forma, contribuir para a redução dos índices de analfabetismo em Pernambuco. 

 

"A EJA é seara de atuação muito importante para o MPPE. É relevante que todas as Promotorias de Justiça trabalhem em favor dessa educação, para que possamos melhorar o nível de escolarização dos jovens, adultos e idosos", afirma o titular da 22ª Promotoria de Justiça de Defesa de Cidadania da Capital, Promotor de Justiça Salomão Ismail Filho. Segundo ele, o projeto EJA JÁ visa fomentar e melhorar cada vez mais a educação nas redes de ensino estadual e municipal. "A EJA deve ser entendida como educação básica, portanto prioritária pelas redes de ensino", ressalta a Coordenadora do CAO Educação, Promotora de Justiça Isabela Bandeira. 

 

Para realização da matrícula na EJA do ensino fundamental, os interessados precisam apresentar o RG, CPF e comprovante de residência (cópia e original), além de uma foto 3×4. Para a inscrição na EJA ensino médio os candidatos devem apresentar o Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental (original), Declaração Provisória ou Histórico Escolar; RG, CPF, comprovante de residência (cópia e original) e uma foto 3×4. Os candidatos que forem trabalhadores também devem apresentar comprovante de vínculo empregatício, para justificar possíveis atrasos às aulas.

 

A orientação do CAO Educação é para que os interessados procurem as escolas que estejam oferecendo turmas da EJA, mais próximas da sua casa.

 

Fonte: MPPE


topo